A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

09/05/2011 06:52

Governador e ministro do Esporte inauguram obra em Dourados

Francisco Júnior

Será inaugurada a primeira Vila Olímpica Indígena do Brasil

O governador André Puccinelli vai até Dourados nesta segunda-feira (9), onde junto com o ministro do Esporte Orlando Silva, inaugura a primeira Vila Olímpica Indígena do Brasil. A cerimônia acontece às 11h30, na Aldeia Jaguapiru

Iniciado em 2008, o projeto recebeu investimentos totais de R$ 1,6 milhão provenientes do Ministério do Esporte, garantidos pelas emendas e por contrapartidas do governo do Estado e da Prefeitura de Dourados.

Construído na Reserva Indígena de Dourados, entre as aldeias Jaguapiru e Bororó, o complexo possui 29 mil metros quadrados, com quadra poliesportiva, campo de futebol, pista de atletismo, quadra de vôlei de areia, parque infantil, vestiários, banheiros adaptados e ainda um prédio para administração.

Mato Grosso do Sul conta com a segunda maior população indígena do Brasil. São 68.963 pessoas, distribuídas em oito etnias: Guarani-Kaiowá, Guarani Nhadeva, Terena, Kadwéu, Atikum, Ofaié, Kinikinawa e Guató. Elas habitam 75 aldeias, localizadas em 29 municípios.



Até que enfim, depois de 500 anos de "ocupação ítalo-germânica" as oito etnias: Guarani-Kaiowá, Guarani Nhadeva, Terena, Kadwéu, Atikum, Ofaié, Kinikinawa e Guató, têm o seu esporte reconhecido, com a construção desta importante obra. Apesar de ser em Dourados, tomara que as aldeias distantes e a partir de ora, as etnias tenham organizadas e dirigidas por eles, de muitas e diferentes olimpíadas esportivas, de lazer, culturais e educacionais, sempre despertando sua história, memória de luta e resistência, a solidariedade e, além da TERRA, tenham muitas conquistas. Abraços a tod@s.
 
Odete Maria ferronato em 10/05/2011 12:08:51
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions