ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 20º

Política

Governador participa de reunião do Codesul em Curitiba nesta terça-feira

Na oportunidade, será empossado novo presidente do grupo, o governador de Santa Catarina

Gabriela Couto | 30/11/2021 07:55
Registro de uma das últimas reuniões do Codesul, com o governador Reinaldo Azambuja, ao lado dos governadores do Paraná Ratinho Júnior e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. (Foto: Instagram)
Registro de uma das últimas reuniões do Codesul, com o governador Reinaldo Azambuja, ao lado dos governadores do Paraná Ratinho Júnior e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. (Foto: Instagram)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) está em Curitiba (PR) nesta terça-feira (30), para participar da cerimônia de posse de novo presidente do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul). A solenidade marca a passagem de comando do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), para o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva.

O evento acontece no Palácio Iguaçu, sede do governo do Paraná, no período da manhã. Na oportunidade, todos os governadores que fazem parte do conselho estarão presentes, incluindo o do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB).

A gestão do novo presidente será pautada pelo pedido de agilidade, por parte do STF, da validade dos efeitos da decisão que estabeleceu que a cobrança de alíquota do ICMS superior a 17% sobre as operações de fornecimento de energia elétrica e serviços de telecomunicação é inconstitucional.

Na avaliação do chefe do executivo catarinense, a decisão do Supremo, em ação que tramita desde 2014, tem forte impacto sobre as arrecadações estaduais. No Paraná, o ICMS sobre energia e comunicação é 30%. Santa Catarina aplica 25%.

O encontro ainda irá debater o protocolo de intenções para o desenvolvimento sustentável a partir de novas fontes de energia e um balanço do planejamento estratégico do grupo, chamado Visão Regional 2040.

Codesul - O Sistema Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul foi criado em 1961, por meio de convênio entre os três estados do Sul (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina). Em 1992, o Mato Grosso do Sul passou a integrar o Conselho. O principal objetivo do órgão é buscar alternativas aos desequilíbrios regionais e potencializar questões comuns aos estados-membros, sobretudo em questões essenciais como desenvolvimento econômico e social, além de fomentar ainda mais a integração dos estados-membros com o Mercosul.

Nos siga no Google Notícias