ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

Na Itaipu Azambuja busca fim do assoreamento nos rios Iguatemi e Amambai

Governadores de MS e PR pediram que a binacional faça parte do programa “Codesul 2040”

Gabriela Couto | 16/06/2021 17:10
Governador Reinaldo Azambuja (PSDB) foi até Itaipu nesta quarta-feira (17) buscar apoio para projetos ambientais nos rios do Estado (Foto Divulgação)
Governador Reinaldo Azambuja (PSDB) foi até Itaipu nesta quarta-feira (17) buscar apoio para projetos ambientais nos rios do Estado (Foto Divulgação)

Ainda em viagem pelo sul do país, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) esteve nesta quarta-feira (16) em Foz do Iguaçu (PR) para tratar de um programa em conjunto com a Iatiupu Binacional e o governo do Paraná  para melhorar e combater o assoreamento nos rios Iguatemi e Amambai.

 “Propomos algumas parcerias em relação a questão ambientais, como melhorar a bacia dos rios Iguatemi e Amambai, que são afluentes e descem até o lago de Itaipu. Eles estão muito assoreados e por isso podemos fazer um programa em conjunto neste sentido”, explicou o governador.

Um documento com esse objetivo será entregue pelo Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul) ao diretor-geral brasileiro de Itaipu, general João Ferreira.

Segundo o titular da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck, também foi apresentada uma proposta de gestão de recursos hídricos, em torno da conservação do solo e da água.

“Uma proposta que incluem os rios de Mato Grosso do Sul que tem grande contribuição em Itaipu. Vamos avançar nesta parceria”. O secretário também citou o pedido de apoio a Itaipu para um estudo de uma ponte entre Paranavai (PR) e Taquarussu (MS). “Foi uma agenda muito positiva”.

Os governadores dos dois estados pediram que a Itaipu faça parte do programa “Codesul 2040”, que visa criar um planejamento dos próximos 20 anos, para o desenvolvimento dos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Rota Bioceânica - A comitiva ainda aproveitou para visitar as obras da ponte binacional em Foz do Iguaçu, que faz parte do tratado com Itaipu para Rota Bioceânica. Ainda discutiram o cronograma da ponte do Rio Paraguai, que vai ligar Porto Murtinho a Carmelo Peralta, com previsão de licitação em julho.

Nos siga no Google Notícias