ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

Governadores de seis estados se reúnem no MS para discutir ações conjuntas

Paulo Yafusso | 29/09/2015 17:42
O Fórum reúne governadores de seis estados, que buscam a união para beneficiar o Brasil Central (Foto: Divulgação)
O Fórum reúne governadores de seis estados, que buscam a união para beneficiar o Brasil Central (Foto: Divulgação)

Governadores que fazem parte do Movimento Brasil Central estarão reunidos na próxima sexta-feira (02) em Campo Grande, para discutir assuntos de interesse comum. No encontro anterior, realizado há três semanas em Palmas (TO), os governadores assinaram o protocolo de intenções para a criação do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central e neste encontro será apresentado um relatório sobre a criação desse Consórcio e como está a tramitação no Legislativo de cada Estado, do projeto de lei que o institui.

De acordo com o que foi discutido em Palmas, esse Consórcio, que é inédito no Pais, terá como função, também, a captar de recursos para execução de projetos nas áreas de desenvolvimento econômico e social, agropecuária, industrialização; infraestrutura e logística, educação, empreendedorismo, inovação, ciência e tecnologia e meio ambiente.

O Consórcio servirá ainda para fortalecer politicamente o Brasil Central, o que poderia facilitar a busca de recursos para o desenvolvimento dos estados que compõem o grupo. “O Brasil Central é um avanço de discussões importantes, de uma pauta regional que cria uma lógica de desenvolvimento. O Brasil é muito extenso e se não tivermos uma lógica de desenvolvimento regional fica muito difícil termos competitividade para avançar”, afirma o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja.

De acordo com a assessoria do Governo do Estado, confirmaram a participação no 4º Encontro do Forum de Governadores Brasil Central, os governadores Pedro Taques (MT), Marcelo Miranda (TO), Rodrigo Rollemberg (DF), Confúcio Moura (RO) e Marconi Perillo (GO). O evento, que será realizado no Hotel Devile, será aberto às 8h pelo governador Reinaldo Azambuja. Os trabalhos prosseguem até o final da manhã, quando os governadores participam de entrevista coletiva à imprensa.

Na quinta-feira (01), os secretários de planejamento dos estados estarão reunidos no mesmo local, para acertar os detalhes da agenda de trabalho dos governadores. O encontro será coordenado pelo secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel.

Nos siga no Google Notícias