ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 29º

Política

Governadores vão buscar apoio das bancadas para aprovar reforma

Compromisso foi firmado em encontro com presidente Jair Bolsonaro; na reunião, gestores entregaram seis reivindicações

Silvia Frias | 08/05/2019 13:31
Davi Alcolumbre (em pé) ao lado do presidente durante encontro com governadores (Foto: Agência Senado)
Davi Alcolumbre (em pé) ao lado do presidente durante encontro com governadores (Foto: Agência Senado)

Os governadores se comprometeram a buscar apoio das bancadas federais para aprovação da reforma da previdência, compromisso firmando durante encontro esta manhã com o presidente da República, Jair Bolsonaro, em Brasília.

No encontro, os governadores ainda entregaram pauta com seis itens considerados essenciais, como Plano Mansuetto e manutenção da Lei Kandir.

Reinaldo Azambuja participou do café da manhã (Foto: Edson Leal/Senado)
Reinaldo Azambuja participou do café da manhã (Foto: Edson Leal/Senado)

O café da manhã foi oferecido pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre. Além do governador de MS, Reinaldo Azambuja estiveram presentes outros 20 governadores e quatro vices, em encontro que também teve a presença do ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia e líderes do Senado.

“Entendemos que a equação fiscal do Brasil é tripartite: União, estados e municípios. Precisamos apressar essa pauta da previdência para fazer com o País tenha equação fiscal melhor”, disse Reinaldo. O governador classificou a medida como condicionante para o reequilíbrio das contas públicas da União, de estados e municípios. “Se a reforma não avançar, dificilmente outras agendas avançarão, até porque não tem espaço fiscal”.

O presidente do Senado defendeu que a reforma previdenciária é fundamental para equalização das contas. “Temos uma Comissão Especial de Acompanhamento que está sendo fundamental para acompanhar o desenrolar da reforma da previdência na Câmara dos Deputados, para que o Senado possa, na fase de discussão na casa vizinha, levar suas opiniões e ideias em relação ao texto apresentado pelo governo”.

Pauta única - no encontro em que governadores defenderam medidas para que estados e municípios possam reequilibrar as contas e gerar empregos, o presidente Jair Bolsonaro defendeu o diálogo aberto entre os entes federativos na busca de soluções para problemas comuns.

O presidente recebeu dos governadores o documento com seis itens considerados emergenciais para o novo pacto federativo e disse que o mnisitro Onyx Lorenzoni já “costura” formas de atender a equação.

Fazem parte da pauta única apresentada a manutenção do Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização do Profissional de Educação); Lei Kandir; securitização de dívidas, Plano Mansuetto (de socorro financeiro aos estados), cessão onerosa dos recursos do petróleo e do pré-sal; e PEC 51.

Nos siga no Google Notícias