ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEGUNDA  05    CAMPO GRANDE 25º

Política

Governo confirma demissão de Cida Gonçalves do Ministério das Mulheres

Ministra que comandava a pasta desde 2023 foi substituída pela assistente social Márcia Lopes

Por Jhefferson Gamarra | 05/05/2025 12:41
Governo confirma demissão de Cida Gonçalves do Ministério das Mulheres
Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, durante agenda em Campo Grande (Foto: Marcos Maluf)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu nesta segunda-feira (5) a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, que ocupava o cargo desde o início do governo, há dois anos e quatro meses. No lugar dela, Lula nomeou a assistente social e professora Márcia Lopes. A posse ocorreu na manhã de hoje e a mudança será formalizada em edição extra do Diário Oficial da União.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Presidente Lula demite Cida Gonçalves do Ministério das Mulheres e nomeia Márcia Lopes para o cargo. A posse ocorreu nesta segunda-feira (5) e a mudança será publicada no Diário Oficial da União. A troca, já esperada, mantém a pasta sob controle do PT. Cida Gonçalves, próxima da primeira-dama Janja, enfrentava denúncias de assédio moral, que ela nega. Márcia Lopes, assistente social e professora, tem experiência no setor público, incluindo o Ministério do Desenvolvimento Social, onde foi ministra em 2010. O Ministério das Mulheres foi recriado por Lula neste mandato.

“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou e deu posse, na manhã desta segunda-feira, 5 de maio, à assistente social e professora Márcia Lopes para o cargo de ministra das Mulheres, até então ocupado por Cida Gonçalves. A exoneração de Cida Gonçalves e a nomeação de Márcia Lopes serão publicadas ainda hoje, em edição extra do Diário Oficial da União”, publicou o ministério em nota.

A troca no comando do ministério já era esperada dentro do governo e mantém a pasta sob o controle do Partido dos Trabalhadores. Cida Gonçalves tinha apoio próximo da primeira-dama Janja Lula da Silva, que frequentemente participava de eventos e agendas da pasta para ampliar a visibilidade das ações. Apesar da proximidade com a primeira-dama, Cida enfrenta denúncias de assédio moral dentro da pasta — acusações que ela nega. Em fevereiro, a Comissão de Ética Pública da Presidência arquivou um processo relacionado ao caso.

Governo confirma demissão de Cida Gonçalves do Ministério das Mulheres
Cida Gonçalves ao lado do presidente Lula e da nova ministra Marcia Helena durante assinatura do termo de posse (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

O Ministério das Mulheres foi recriado por Lula em seu terceiro mandato, já que, no governo Jair Bolsonaro (2019-2022), as políticas voltadas à área estavam integradas ao Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

A nova titular da pasta é formada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina, onde também atuou como professora, e tem mestrado pela PUC-SP. Ela foi secretária de Assistência Social de Londrina, vereadora pelo PT, e ocupou cargos importantes no Ministério do Desenvolvimento Social entre 2004 e 2008. Em 2010, no último ano do segundo mandato de Lula, foi nomeada ministra do MDS. Em 2012, disputou a prefeitura de Londrina, mas não foi eleita.

Nos siga no Google Notícias