Lula planeja oficializar troca no Ministério das Mulheres nesta segunda
Imprensa de Brasília afirma que Márcia Lopes foi convidada para comandar a pasta
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve anunciar, nesta segunda-feira (5), a saída de Cida Gonçalves do comando do Ministério das Mulheres. Em seu lugar, a mais cotada para assumir é Márcia Lopes, ex-ministra do Desenvolvimento Social durante o segundo mandato de Lula, em 2010.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Lula deve substituir Cida Gonçalves por Márcia Lopes no Ministério das Mulheres. A troca, prevista para esta segunda-feira, ocorre após denúncias de assédio moral contra Cida e polêmicas envolvendo a primeira-dama, Janja. Márcia Lopes, ex-ministra do Desenvolvimento Social, é aguardada em Brasília para reunião com o presidente e posse. Cida Gonçalves, com trajetória política em Campo Grande e atuação nos governos Lula e Dilma, esteve à frente da criação de leis como Maria da Penha e Feminicídio. Márcia Lopes, assistente social e professora, coordenou programas como o SUAS e o Pacto Nacional de Enfrentamento à Pobreza. Após deixar o ministério em 2011, atuou no Instituto Lula e na equipe de transição do governo.
De acordo com informações do Correio Braziliense, a substituição de Cida por Márcia é considerada certa nos bastidores do governo. O motivo seria, sobretudo, denúncias anônimas de assédio moral dentro da pasta, feitas por meio do canal Resolveu, da Controladoria-Geral da União (CGU).
Cida também se envolveu em outras polêmicas, como a confirmação, feita à Comissão de Ética da Presidência da República, em fevereiro deste ano, de que costumava interromper a agenda oficial para atender à primeira-dama Janja, de quem é muito próxima. A ministra ainda admitiu que, frequentemente, ignorava solicitações do então ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Costa Macêdo.
O jornal local reforça que Márcia Lopes deve desembarcar em Brasília nesta segunda. Isso porque estaria prevista uma nova reunião com o presidente e, na sequência, a assinatura do termo de posse no ministério. A data da publicação oficial da exoneração de Cida e da nomeação da nova chefe da pasta ainda não foi confirmada.
Natural de Clementina (SP), Cida Gonçalves iniciou sua trajetória política em Campo Grande, onde liderou o movimento popular de mulheres nas décadas de 1980 e 1990. Foi assessora na gestão Zeca do PT e, entre 2003 e 2016, atuou como secretária nacional nos governos Lula e Dilma, sendo uma das responsáveis por leis como a Maria da Penha e o Feminicídio, além do programa Casa da Mulher Brasileira.
Já Márcia Lopes é assistente social e professora. Em 2010, foi nomeada ministra da pasta pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cargo que ocupou até 2011. Durante sua gestão, coordenou a implantação de programas como o Suas (Sistema Único de Assistência Social) e o Pacto Nacional de Enfrentamento à Pobreza. Após sua saída do ministério, aposentou-se como professora da Universidade Estadual de Londrina e atuou como membro-fundadora do Instituto Lula. Em 2022, integrou o grupo técnico de assistência social na equipe de transição do governo Lula.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.