ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Política

Governo veta autenticação eletrônica dos pagamentos nos boletos

Leonardo Rocha | 16/11/2015 08:43
Com o veto do governador, projeto volta para apreciação dos deputados (Foto: Assessoria/ALMS)
Com o veto do governador, projeto volta para apreciação dos deputados (Foto: Assessoria/ALMS)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) vetou o projeto que obrigava a autenticação eletrônica dos pagamentos nos boletos e documentos de compensação bancária. Justificou que esta competência é privativa da União, que disciplina as políticas de crédito, câmbio, seguros e transferências de valores.

O projeto de autoria de Cabo Almi (PT) destaca que atualmente as instituições financeiras não mais realizam a autenticação nos documentos de cobrança, e sim passaram a imprimir em um papel anexo, com os valores da quitação das faturas.

De acordo com a matéria, este procedimento expõe o consumidor ao incômodo de ter de lidar com ais papéis, além de que com o passar do tempo não vai ter o mesmo para comprovar o pagamento da conta.

"A intenção é garantir a autenticação para manter visível, além de evitar a perda de papel anexo às faturas”, destacou o deputado. O projeto ainda estipula um prazo de 120 dias para as empresas fazerem as devidas adequações, também direcionando aos órgãos de defesa ao consumidor que façam a devida fiscalização.

O governo explica que compete ao Banco Central cumprir e fazer as disposições do Conselho Monetário Nacional, cabendo a este definir o funcionamento e fiscalização das instituições financeiras. Ainda tem vícios de inconstitucionalidade porque impõe obrigações a administração pública, entre eles aos órgãos de defesa do consumidor, assim como interfere nos contratos de prestações de serviços bancários.

Com o veto do governador Reinaldo Azambuja, o projeto que teve aprovação na Assembleia, volta para Casa de Leis, onde os deputados em plenário vão decidir se derrubam ou mantém a decisão do chefe do executivo. O governo possui uma base aliada de 20 integrantes.

Nos siga no Google Notícias