ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Política

Governo veta pagamento com cartão de crédito em cartórios de MS

Projeto havia sido aprovado pelos deputados estaduais e previa, ainda, pagamento com cheques e boletos bancários

Silvia Frias | 07/01/2019 10:31
Governo vetou projeto alegando que alteração nos serviços é competência do Judiciário (Foto/Arquivo: Paulo Francis)
Governo vetou projeto alegando que alteração nos serviços é competência do Judiciário (Foto/Arquivo: Paulo Francis)

O governo de Mato Grosso do Sul vetou integralmente o projeto aprovado na Assembleia Legisltiva que previa o pagamento de serviços em cartórios com uso do cartão de crédito, cheques ou boletos bancários. Atualmente os cartórios aceitam cartão de débito ou pagamento à vista.

Pelo projeto, de autoria do deputado Amarildo Cruz (PT), valeria para cartórios Públicos, de Notas, de Registro Civil de Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas, de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, Registro de Títulos e Documentos, de Registro de Imóveis e os Cartórios de Protesto de Títulos.

Caso os cartórios fizessem a diferenciação de valores, em caso de pagamento no crédito, por exemplo, deveriam afixar informativo em lugar visível ao público.

No veto publicado hoje, o governador Reinaldo Azambuja justifica que a legislação sobre serviços públicos é competência da União e que as custas e emolumentos integram o orçamento do Poder Judiciário. Pela Constituição Estadual, consta que somente o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul poderia propor alteração das divisas judiciárias.

Nos siga no Google Notícias