ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Política

Tribunal de Justiça retira projeto que mudava as taxas dos cartórios

Proposta estava parada na Assembleia desde o final do ano passado, devido a críticas que sofreu de entidades

Leonardo Rocha | 26/11/2018 13:26
Projeto estava parado na Assembleia Legislativa (Foto: Luciana Nassar/ALMS)
Projeto estava parado na Assembleia Legislativa (Foto: Luciana Nassar/ALMS)

O TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) retirou da Assembleia o projeto que mudava os valores das taxas cartorarias, em Mato Grosso do Sul. A informação foi confirmada pela presidente do legislativo, o deputado Junior Mochi (MDB). A proposta apresentada no final do ano passado, tinha gerado muitas críticas de entidades da sociedade civil.

A mudanças nas taxas tinha sido um pedido feito pelos representantes dos cartórios, assim como de instituições da sociedade civil, que citavam que os preços cobrados aqui estavam superiores a de muitos estados, tanto que pessoas físicas e jurídicas estavam procurando São Paulo e Paraná para “lavrar documentos”, pelos custos menores.

Diante desta situação, a Assembleia entrou em contato com o Tribunal de Justiça para que houvesse uma “revisão dos valores”, diminuindo os custos. Um dos entraves era que 35% dos preços das taxas seguiam para financiar os fundos dos poderes, como Ministério Público, Defensoria Pública e Poder Judiciário.

Após levantamento e estudo, o Tribunal enviou no final de 2017 o texto que previa novos preços das taxas cartorárias. Já no começo deste ano, após análise sobre a proposta, várias entidades criticaram o texto, entre elas a OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil de MS), por entender que ao invés de diminuir os valores, tinha subido os custos em alguns procedimentos.

Polêmica – Para evitar que o tema entrasse em “disputa eleitoral”, Mochi resolveu tirar o projeto de pauta, para que só voltasse a discutir a proposta depois da eleição. Em novembro, o emedebista chegou a declarar que iria conversar com o Tribunal de Justiça para fazer alguns “ajustes” na matéria e logo depois buscar um acordo com os demais representantes.

“O projeto foi retirado pelo Tribunal (Justiça). Ainda não sabemos que se eles vão fazer correções e mandar novamente neste ano ou deixar para outro momento. Temos que aguardar”, disse o presidente da Assembleia ao Campo Grande News.

Para o deputado José Carlos Barbosa (DEM), devido a falta de consenso, ele entende que o projeto “dificilmente” volta ao legislativo neste ano, ficando para 2019. Esta mudança nas “taxas cartorárias” era uma das prioridades da Assembleia desde o começo do ano, que até o momento não conseguiu se concretizar.

Entramos em contato com o Tribunal de Justiça, mas até o fechamento da reportagem não obtivemos retorno sobre os motivos da retirada do projeto.

Nos siga no Google Notícias