ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Política

Grupo confirma presença na ocupação da Câmara Municipal

Jéssica Benitez | 04/09/2013 10:31
Manifestantes convocam população para ocupar Câmara
Manifestantes convocam população para ocupar Câmara

Cerca de 200 pessoas já confirmaram presença no ato “Ocupa Câmara” que ocorrerá amanhã na Câmara Municipal de Campo Grande. A manifestação foi organizada pelos grupos: Movimento Voluntário, Movimento Popular CG, Vem Pra Rua CG e Anonymous Mato Grosso do Sul e tem objetivo de pressionar os vereadores para que a Lei da Transparência seja cumprida rigorosamente. Segundo descreve na página de divulgação do evento no Facebook, a ocupação terá inicio às 8h30 de quinta-feira (5) sem prazo para terminar.

O convite se propaga pela internet. Até domingo, 97 pessoas tinham confirmado presença, 69 clicaram na opção “talvez” e 12.615 internautas receberam o convite. Hoje os números são outros, 207 manifestantes confirmaram participação, 151 pessoas ainda não sabem se vão e 13.730 convites foram disparados.

A justificativa para o protesto seria a inadimplência da Casa de Leis em relação aos aluguéis, a composição da Mesa Diretora que conta com vereadores cassados que permanecem nos cargos por força de liminar, sendo eles o presidente Mário César (PMDB), o 3° vice-presidente Alceu Bueno (PSL) e o 1° secretário Delei Pinheiro (PSD), além do alto salário pago aos parlamentares.

Outro ponto da reivindicação é o não atendimento ao requerimento feito pelos movimentos e protocolado na Câmara Municipal no dia 7 de agosto. O documento pede cópias das notas fiscais, comprovantes e recibos das despesas que comprovem a verba indenizatória de janeiro a julho de 2013 de todos os vereadores.

Relação de todos os funcionários lotados nos 28 gabinetes e presidência, relação de todos os requerimentos feitos pelo Legislativo ao Executivo, lista de todos os projetos elaborados e de todas as audiências públicas já convocadas este ano. O prazo para resposta era de 20 dias, ou seja, 27 de agosto.

Ontem representantes dos quatros grupos estiveram com Mario Cesar. Na oportunidade o peemedebista explicou que não conseguiu entregar os documentos requeridos por conta do sistema eletrônico da Casa de Leis. O presidente se comprometeu em atender aos pedidos, mas pediu prazo maior. “De qualquer forma quero deixar claro que eu me reuni com eles para não inibir os manifestos. Essa é a casa do povo e estará sempre aberta a todos”, explicou.

Alguns vereadores, porém, não reagiram tão bem ao “Ocupa Câmara”. Carlos Borges (PSB), o Carlão, usou a tribuna para esclarecer que se for para encher a Câmara de pessoas cada parlamentar pode levar cinco ônibus lotados para lá. “Somos a favor de protesto ordeiro, sem colchonete, sem barraca e sem gente pelada”, fazendo referência ao que o correu em Dourados e Porto Alegre (RS) onde os manifestantes tiraram a roupa nas respectivas Casas de Leis.

Ele fez questão de esclarecer que sem a verba indenizatória o vereador fica impossibilitado de trabalhar, pois eles também vão aos bairros e exercem a profissão foram do âmbito legislativo. “Eu sou vereador aqui e na rua”, disse. Chiquinho Telles (PSD) também se posicionou. “Este é o meu primeiro mandato e vejo como o trabalho aqui dentro é sério. Estão pensando que ficamos aqui sem fazer nada?”, questionou.

Interior - Em Dourados cerca de 70 estudantes acamparam dentro da Câmara Municipal da cidade por 43 dias. O presidente da Casa, vereador Idanor Machado, chegou a cogitar acionar a Justiça para retirar os manifestantes do local, mas não o fez. Os universitários chegaram a tirar fotos seminus e ganharam noticiários de todo o Brasil com a atitude. A movimentação foi para redução da tarifa do transporte público.

Nos siga no Google Notícias