ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Política

Grupo contra "lei da mordaça" chega de madrugada para sessão na Câmara

Veto ao projeto de lei será analisado nesta quinta-feira pelos vereadores

Mayara Bueno e Guilherme Henri | 09/06/2016 08:05
Manifestantes madrugaram na Câmara Municipal. (Foto: Marcos Ermínio)
Manifestantes madrugaram na Câmara Municipal. (Foto: Marcos Ermínio)
Protestantes colocaram cartazes em frente ao prédio do Legislativo Municipal. (Foto: Marcos Ermínio)
Protestantes colocaram cartazes em frente ao prédio do Legislativo Municipal. (Foto: Marcos Ermínio)

Manifestantes contra a “lei da mordaça”, projeto de lei aprovado na Câmara Municipal, que restringe a discussão de política, religião e gênero nas escolas, madrugaram na casa de leis, nesta quinta-feira (9). Hoje, o veto à proposta será analisado pelos vereadores da Capital. Se eles decidirem derrubar a proibição, o projeto se tornará lei, mas se a maioria votar pela manutenção do veto, a proposta será arquivada de vez.

As portas do Legislativo Municipal ainda estão fechadas e por lá há ao menos 50 pessoas que chegaram bem cedo para garantir um lugar dentro do plenário. Mesmo com o frio intenso na madrugada, quatro pessoas montaram uma barraca em frente ao prédio, localizado na Avenida Ricardo Brandão. Eles contam com a ajuda de pessoas que levaram café, chã e pão.

Diego Rodrigues, 29 anos, estudante e técnico da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), chegou por volta das 4h30 na Câmara. Ele defende a manutenção do veto para “garantir os direitos dos alunos e professores”. “O projeto priva o educador”, disse.

Embora a lei, se aplicada, terá vigor somente em Campo Grande, o farmacêutico Davi Master, 24 anos, é de Três Lagoas, mas resolveu apoiar o movimento – chegou às 5 horas no prédio. “O projeto é um cerceamento do professor e priva os alunos de obterem mais conhecimento”.

A assistente social Ana Claudia Ladesma, 36 anos, faz parte do grupo que resolveu acampar por lá. Para ela, o veto deve ser mantido, pois, trata-se “de um retrocesso e inconstitucional”.

A entrada dos manifestantes acontecerá por meio de distribuição de senhas. A expectativa é que protestantes a favor do projeto também acompanhem a votação, mas, até o momento, só o pessoal contrário à legislação aguarda a entrada.

Polêmica – O projeto foi aprovado há mais de um mês na Câmara e gerou repercussão imediata. A maioria dos manifestantes que foi ao Legislativo Municipal protestar era contra a proposta. Na prática, a ideia é afixar cartazes nas escolas informando o que o professor não pode falar em sala de aula: questão de gênero, política e religião.

Na ocasião, o prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), comparou à lei com a ditadura militar e a vetou em seguida. Para evitar confusão, como a que ocorreu recentemente, a Câmara decidiu reforçar a segurança. Entre os que estão contra a lei, estão professores e a Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), enquanto entre os a favor estão movimentos religiosos e o Escola Sem Partido.

Nos siga no Google Notícias