ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Política

Câmara teme tumulto na votação da 'lei da mordaça' e reajuste de servidores

Projetos vetados pelo prefeito Alcides Bernal (PP) serão votados esta semana pelos vereadores

Alberto Dias | 06/06/2016 09:48
Favoráveis à "lei da da mordaça" empunham cartazes e cruzes. (Foto: Alberto Dias)
Favoráveis à "lei da da mordaça" empunham cartazes e cruzes. (Foto: Alberto Dias)
Movimentos favoráveis e contrários protestam na sessão de 7 de abril. (Foto: Alberto Dias)
Movimentos favoráveis e contrários protestam na sessão de 7 de abril. (Foto: Alberto Dias)

A votação dos vetos do prefeito Alcides Bernal (PP), referentes ao reajuste dos servidores municipais e também da chamada “lei da mordaça”, pautados pela Câmara Municipal para a próxima quinta-feira (9), pode ser desmembrada em duas sessões, por se tratarem de assuntos muito polêmicos para serem deliberados no mesmo dia.

Em entrevista ao Campo Grande News, o presidente da casa de leis, vereador João Rocha (PSDB), não descarta a possibilidade de um dos assuntos entrar de surpresa, em regime de urgência, na pauta desta terça-feira (7) de modo a evitar tumulto. "Realmente são dois assuntos muito fortes para serem votados no mesmo dia e estamos definindo a melhor maneira de tratá-los", avalia.

O receio é que se repita o tumulto que culminou em confusão e violência entre servidores e também movimentos favoráveis e contrários à lei que busca restringir a atuação dos professores, no que tange a discussão sobre religião, política e identidade de gênero em sala de aula. Rocha ressalta que os vereadores têm ouvido os "dois lados" e que ambos estão "extremados e acalorados".

Favoráveis à lei, que a Câmara prefere chamar de "lei de proteção às crianças" ao invés de "lei da mordaça", está a organização Escola Sem Partido e movimentos religiosos. Contrários à restrição, estão os movimentos organizados de docentes das universidades federal e estadual de Mato Grosso do Sul (UFMS e UEMS), entre outros. Para evitar possíveis confrontos ideológicos, a segurança da Casa poderá ser reforçada para as próximas sessões.

Reajuste - Já a votação do veto para os 9,57% de reajuste aos servidores deve reunir sindicalizados do Sisem (Sindicato dos Servidores Municipais de Campo Grande) que desde março protestam contra os índices oferecidos pela Prefeitura. Os 9,57% equivalem ao índice proposto inicialmente pelo município, mas que foi rejeitado pela Câmara a pedido do Sisem. Então, o prefeito ofereceu 3,31%, alegando ser o teto permitido por conta do período eleitoral que se inicia.

Para tal índice, os vereadores aprovaram emenda retornando o percentual a 9,57%, que foi contestada na publicação de 31 de maio do Diário Oficial do município, sob a justificativa de vício de origem e, ainda, que o Legislativo não pode onerar o Executivo e vice-versa. "Eles não aprovaram os 9,57% quando era possível fazê-lo dentro da lei. Agora não posso descumprir o regimento eleitoral", justificou o prefeito em diversas ocasiões desde então.

Nos siga no Google Notícias