ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Para garantir vaga em votação de veto, manifestantes acampam na Câmara

Nyelder Rodrigues | 08/06/2016 22:15
Grupo chegou às 19h e vai passar a noite no local para acompanhar amanhã cedo a votação (Foto: Direto das Ruas)
Grupo chegou às 19h e vai passar a noite no local para acompanhar amanhã cedo a votação (Foto: Direto das Ruas)

Algumas pessoas contra ao projeto de lei que ficou conhecido como "Lei da mordaça" já estão acampadas em frente à Câmara Municipal de Campo Grande para garantir vaga no plenário durante a votação do veto dado pelo Executivo à questão. A sessão começa às 9h desta quinta-feira (9) e contará com esquema de segurança especial.

Caso seja necessário, devido a demanda de pessoas interessadas em acompanhar a votação, haverá distribuição de 354 senhas - capacidade de pessoas sentadas no plenário. Além disso, será preciso apresentar documento oficial com foto - RG ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação) para registro no cerimonial da Casa.

"Por enquanto somos apenas cinco aqui, mas está vindo mais gente agora. Amanhã cedo chegam também universitários e professores. Como serão distribuídas poucas senhas, queremos garantir as nossas", afirma a cientista social Ana Claudia Ledesma, que chegou ao local às 19h.

Ainda nesta noite, serão colocados cartazes contra a aprovação da lei na fachada da Câmara. A barraca levada pelo grupo foi armada na porta de entrada da Casa de Leis, mas houve pedido de retirada - no local apenas as pessoas podem ficar - e a barraca foi colocada na calçada.

"Avisamos todo pessoal pelo Facebook sobre o movimento aqui em frente. Estamos aqui e vamos resistir a essa lei", completa Ana, que está junto com manifestantes de movimentos feministas e LGBT na Câmara. A entrega de senhas, se for necessária, acontecerá a partir das 7h da manhã, segundo a manifestante.

Lei e esquema especial - O projeto de lei 8.242/16 foi aprovado pelos vereadores prevê restrições na atuação dos professores em sala de aula em questões como religião, política e identidade de gênero. Por isso, a questão passou a ser alvo de diversas críticas e manifestações contrárias, sendo vetada pelo prefeito Alcides Bernal (PP).

Recentemente, a Câmara Municipal de Campo Grande foi palco de uma briga com agressões físicas entre o radialista e cronista esportivo Elson Pinheiro e um servidor municipal que foi ao local protestar contra as declarações do vereador Roberto Durães (PSC), que disse conhecer a mãe de Bernal "do silêncio dos edredons.

Diante desta situação e da possibilidade de nova confusão, a Câmara Municipal decidiu por implementar tais medidas. Entre os que estão contra a lei, estão professores e a Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), enquanto entre os a favor estão movimentos religiosos e o Escola Sem Partido.

Nos siga no Google Notícias