ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, SEGUNDA  28    CAMPO GRANDE 19º

Política

Guardas vão à Câmara reclamar de atual comando e seleção para uso de arma

Ao menos 40 homens de grupo intitulado "irmandade" participam de protesto, que tem apoio de ex-primeira-dama

Mayara Bueno e Antonio Marques | 23/02/2016 11:56
Guardas vão à Câmara reclamar de atual comando e seleção para uso de arma
Câmara Municipal de Campo Grande; guardas estão na casa de leis em protesto. (Foto: Antonio Marques)
Guardas vão à Câmara reclamar de atual comando e seleção para uso de arma
Andreia Olarte, ex-premeira-dama de Campo Grande. (Foto: Antonio Marques)

Um grupo de pelo menos 40 guardas municipais está na Câmara Municipal de Campo Grande, nesta terça-feira (23), para protestar contra o atual comando da corporação. Eles reclamam de perseguição, bem como da seleção interna da Prefeitura para capacitação dos agentes para usar arma de fogo.

A guarda é, atualmente, comandada por Marcos Cesar Hobel. Além disso, segundo Valter Francisco Xavier, líder do grupo intitulado de "irmandade", os guardas também questionam salários e adicionais noturnos “que não têm sido pagos da forma que deveriam”.

Xavier afirma que o grupo "é perseguido pelo comando", mas não apresentou mais detalhes. O líder ocupa a tribuna para relatar a situação para os vereadores.

A seleção interna a que Valter se refere trata-se de um curso de patrulheiros aberto pela atual administração municipal, no fim do ano passado.

De acordo com o guarda, o problema é que a seleção só abrirá, em um primeiro momento, vagas para somente 250 homens, que poderão portar a arma de fogo. Para o grupo que protesta hoje, fazer uma seleção somente para este fim seria desnecessário. Além disso, eles afirmam que o ideal seria que o Executivo Municipal chamasse mais guardas para fazer o curso, na primeira fase. A Guarda conta com 1.261 homens.

Primeira-dama – A ex-primeira-dama, Andreia Olarte, acompanha a sessão na casa de leis. Segundo ela, a visita ao legislativa municipal é em apoio aos guardas municipais, as diretoras de escola, exoneradas na semana passada, pelo prefeito Alcides Bernal (PP), e os comissionados, ainda na gestão de Gilmar Olarte (PP), que ainda não receberam os vencimentos. "Estou aqui para dar meu apoio aos profissionais que não receberam, aos guardas, às diretoras exoneradas".