ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Política

Ibope aponta liderança de Dilma e disputa apertada pelo 2º lugar

Ludyney Moura | 30/09/2014 19:30

A pesquisa divulgada pelo Ibope nesta terça-feira (30) mostrou que a candidata da PT à reeleição, a presidente Dilma Roussef, lidera a corrida rumo ao Planalto. A ex-ministra Marina Silva (PSB) e o senador Aécio Neves (PSDB) disputam o segundo lugar na preferência do eleitor.

De acordo com o levantamento, Dilma tem 39% das intenções de voto, Marina aparece com 25% e Aécio com 19%. Pastor Everaldo (PSC) e Luciana Genro (PSOL) tem 1%, mesmo percentual dos outros seis candidatos juntos.

Em um eventual segundo turno entre Dilma e Marina, a petista teria 42% contra 38% da pessebista, o que indica um empate técnico entre as duas, já que a pesquisa tem uma margem de erros de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

No cenário de segundo turno entre Dilma e Aécio, a presidente tem uma vantagem maior, de 45% contra 35% do tucano. Já no embate entre PSDB x PSB, Marina teria 38% dos votos e o senador mineiro 34%.

Espontânea e Rejeição – Na pesquisa espontânea, em que o eleitor escolhe seu candidato sem sugestões, Dilma aparece com 36% da intenção de voto, seguida por Marina com 21% e Aécio com 16%. Os outros candidatos somaram 1%, brancos e nulos 9% e indecisos também 1%.

A candidata petista também é a mais rejeitada pelo brasileiro, com um índice de 31%. Marina aparece com 20%, Aécio com 19%. Outro quesito avaliado pelo instituto foi a avaliação do governo Dilma, que recebeu ótimo ou bom de 38% dos entrevistados, regular de 33%, ruim ou péssimo de 28% e apenas 1% não soube ou não quis responder.

A pesquisa foi encomendada pelo jornal O Estado de São Paulo e pela TV Globo. O ibope ouviu 3.010 brasileiros em 203 municípios do país, entre os dias 27 a 29 de setembro. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, que está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo BR-00909/2014.

Nos siga no Google Notícias