ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Política

Ibope coloca Marquinhos Trad em 1º com 30 pontos de vantagem

Atual prefeito aparece com 41%, enquanto Harfouche tem 11%, Kemp 6% e Sidnéia 4%, além de Dagoberto e Siqueira, ambos com 3%

Nyelder Rodrigues | 16/10/2020 19:30
Atual prefeito busca a reeleição e aparece com 30 pontos de vantagem sobre o segundo colocado (Foto: Kisie Ainoã/Arquivo)
Atual prefeito busca a reeleição e aparece com 30 pontos de vantagem sobre o segundo colocado (Foto: Kisie Ainoã/Arquivo)

Números da pesquisa Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) com a preferência do eleitorado campo-grandense para a prefeitura apontam a liderança do atual prefeito e candidato a reeleição Marquinhos Trad (PSD). Ele concorre à cadeira para o mandato entre 2021 e 2014 com outros 14 nomes.

A divulgação aconteceu no fim da tarde desta sexta-feira (16), feito pela TV Morena, contratante da pesquisa, devidamente registrada no TRE-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) desde o dia 10 deste mês sob o número MS-01902/2020.

Com 41% aparece Marquinhos Trad em primeiro lugar - como a pesquisa tem margem de erro de quatro pontos percentuais, a variação pode ir desde os 37% até os 45%. Já em seguindo vem Sérgio Harfouche (Avante), com 11%, seguido pelo petista Pedro Kemp, com 6%, e por Sidnéia Tobias, que concorre pelo Podemos e possui atualmente 4% das intenções de voto.

Na sexta posição, aparecem empatados Dagoberto Nogueira (PDT) e Vinicius Siqueira (PSL), com 3%. Já com 2%, estão João Henrique Catan (PL), Marcelo Bluma (PV) e Esacheu Nascimento (PP). Márcio Fernandes (MDB), Marcelo Miglioli (Solidariedade) e Loester Carlos (PSL) aparecem com 1% cada na pesquisa, que revelou o índice de votos válidos.

Guto Scarpanti (Novo), Cris Duarte (PSOL), Paulo Matos (PSC) e Thiago Assad (PCO) aparecem com percentual de 0%, mas pela margem de erro, podem subir à casa dos 4%. Votos brancos e nulos somam 13%, enquanto 9% não soube responder. Os números do Ibope são apresentados já arredondados pela TV Morena. O índice de confiabilidade da pesquisa é de 95%.

Além disso, a pesquisa também levou em consideração dois candidatos do mesmo partido, o PSL, já que a candidatura de ambos segue sob judice - Loester, conhecido como Trutis, teve seu pedido de registro indeferido, mas ainda cabe recurso.

Ao todo, foram entrevistadas 602 pessoas, todas por telefone devido ao distanciamento social em prevenção à covid-19, começando no dia 14 e terminando nesta sexta-feira, quando foi divulgada, conforme o própria emissora divulgou hoje.

Rejeição - O Ibope também apresentou os números da rejeição dos candidatos avaliados, mostrando que os que já passaram por mandatos no Legislativo e Executivo são os com maior índice, enquanto os sem experiência no Poder Público aparecem na sequência.

O maior índice de rejeição é do deputado federal Dagoberto Nogueira, com 34%, seguido pelo prefeito Marquinhos Trad, com 24%, e pelo deputado estadual Pedro Kemp (21%). O ex-vereador Bluma e o deputado federal Loester Carlos têm, respectivamente, 15% e 12%.

Em seguida, começam aparecer os 'novatos', com Harfouche com 9% de rejeição, mesmo índice de Marcelo Miglioli. Márcio Fernandes, que é deputado estadual, tem 8%. Cris Duarte, Paulo Matos e o vereador Vinicius Siqueira possuem rejeição de 7%, cada.

Já no fim da lista, Sidneia Tobias, Esacheu, Guto, Assad e João Henrique Catan aparecem com 6% de rejeição. Dos 602 consultados, 2% afirmaram que poderiam votar em todos e 18% não souberam responder ou optaram por não opinar.

Nos siga no Google Notícias