ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Política

Idosos irão pagar valor diferenciado para renovação de CNH em MS

Governador sancionou lei em que os idosos vão pagar de forma proporcional a validade do documento

Leonardo Rocha | 21/09/2017 08:32
Governo vai modificar tabela de preços do Detran para renovação de CNH de idosos (Foto: Divulgação)
Governo vai modificar tabela de preços do Detran para renovação de CNH de idosos (Foto: Divulgação)

O governo sancionou a lei estadual em que idosos irão pagar taxa diferenciada para renovação de CNH (Carteira Nacional de Habilitação), em Mato Grosso do Sul. A justificativa é que como a validade deste documento a este público é de apenas 3 anos, eles irão pagar o valor proporcional ao que é cobrado para as demais pessoas.

O autor do projeto, Renato Câmara (PMDB), explicou que seria uma forma de "justiça tributária" às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, já que quando vão renovar a habilitação para dirigir, o documento tem apenas três anos de validade, enquanto que aos demais, é de cinco anos.

"O que queremos é apenas a justiça tributária, que eles paguem o valor proporcional, ao tempo de duração de sua CNH". O parlamentar contou que esta ideia surgiu em uma reunião da Frente Parlamentar de Defesa aos Idosos, na Assembleia Legislativa, onde o assunto entrou em pauta por representantes deste público.

Com esta nova lei estadual, o poder executivo vai estabelecer as regras de como será definido o valor desta cobrança, seguindo esta questão de proporcionalidade, regulamentando os critérios sociais e financeiros. A proposta teve aprovação unânime na Assembleia e agora foi sancionada pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB), sendo publicada em Diário Oficial, nesta quinta-feira (21).

Nos siga no Google Notícias