ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Política

Instalada comissão que analisa fim do foro privilegiado

Redação | 07/05/2008 15:03

Foi instalada hoje na Câmara dos Deputados comissão que vai analisar a proposta de emenda à Constituição que acaba com o foro privilegiado para autoridades. Os deputados tem até 40 sessões votar a proposta.

O deputado Dagoberto Nogueira (PDT-MS) foi eleito presidente da comissão. Ele defende o fim do foro privilegiado, alegando que não há razão para juízes, desembargadores, ministros de Estado, deputados e senadores terem tratamento especial e diferenciado. O deputado Régis de Oliveira, do PSC de São Paulo foi escolhido o relator.

A proposta também visa revogar alínea do artigo 105 da Constituição, retirando do STF (Supremo Tribunal Federal) a competência de julgar, em casos de crimes comuns, os governadores dos Estados e do Distrito Federal; desembargadores de Tribunais de Justiça, membros de Tribunais de Contas, Tribunal Regional Federal e do Trabalho, membros dos Conselhos ou Tribunais de Contas de municípios e do Ministério Púbico da União em crimes de responsabilidade.Outra alteração prevista, em caso de aprovação da proposta, será a retirada dos Tribunais Regionais Federais a competência por processos e julgamentos de juízes federais da área de sua jurisdição, incluindo Justiça Militar e Justiça do Trabalho, nos crimes comuns e de responsabilidade. O mesmo vale para integrantes do MPU (Ministério Público da União), ressalvada a competência da Justiça Eleitoral.

Nos siga no Google Notícias