A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

17/04/2010 16:02

Itaipu pode ficar de fora no encontro presidencial em MS

Redação

A discussão sobre o acordo da hidroelétrica binacional Itaipu pode ficar fora da pauta do encontro entre os presidentes Luis Inácio Lula da Silva e Fernando Lugo, marcado para o dia 30 deste mês, em Ponta Porã.

De acordo com o jornal paraguaio ABC Color, a pedido do Brasil, a tramitação do acordo de Itaipu, que prevê um repasse maior ao Paraguai pela energia produzida na hidroelétrica teria sido retirado da pauta do encontro.

A discussão sobre a repatriação de três fugitivos da justiça paraguaia também deve ser removida da agenda entre Lula e Lugo.

No caso de Itaipu, a argumentação do embaixador Eduardo dos Santos, que reuniu-se com o vice-chanceler paraguaio Jorge Lara Castro para rediscutir a pauta, é de que o assunto não encontra-se mais na esfera do Executivo e reuniões entre parlamentares de ambos países vêm sendo mantidos regularmente.

Pendente de aprovação do Congresso brasileiro para entrar integralmente em vigor, o acordo assinado em 2009 pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Lugo, sobre a usina de Itaipu e outros pontos do relacionamento bilateral, deve chegar ao plenário da Câmara apenas no mês de junho.

Já no caso dos refugiados Juan Arrom, Anuncio Martí e Víctor Colmán, requeridos pela justiça paraguaia sob acusação de envolvimento em sequestros, a alegação é de que a CONARE (Comissão Nacional para os Refugiados) é um órgão autônomo e alheio a eventuais interferências governistas.

Sem Itaipu e refugiados na pauta, o encontro entre os presidentes deve abordar a fórmula de ocasiões anteriores, em que manifestações de boa vontade foram anunciadas. (com informações do site Sopa Brasiguaia)

Marun ainda quer votar relatório da JBS antes de posse no ministério
Na véspera de ser empossado como ministro da Secretaria de Governo, o deputado Carlos Marun (PMDB-MS), relator da Comissão Parlamentar Mista de Inqué...
Senado aprova R$ 1,9 bi a estados para compensar desoneração de exportações
Após suspender a sessão do Congresso Nacional, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), retomou os trabalhos do plenário da Casa com o obj...
Temer discutirá data de votação da reforma da Previdência nesta quinta
O anúncio do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), de que a votação da proposta de reforma da Previdência ficará para fevereiro causou r...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions