ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Política

Jucá defende solução menos prejudicial para Fundo de Participação dos Estados

Iolando Lourenço, da Agência Brasil | 26/12/2012 20:59

O senador Romero Jucá (PMDB-RR) defendeu nesta quarta (26) a busca de uma solução pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para a distribuição do Fundo de Participação dos Estados (FPE) de forma que não haja prejuízo para os estados.

O Congresso Nacional deveria ter votado neste ano projeto de lei disciplinando as novas regras de distribuição do FPE e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Como o Senado não conseguiu aprovar o projeto, caberá ao STF deliberar sobre as novas regras para o repasse dos fundos a estados e municípios. De acordo com o senador Jucá, cabe aos presidentes do Senado, senador José Sarney (PMDB-AP), e da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), tratar junto ao STF sobre a distribuição dos fundos.

“É um assunto que deve ser tratado pelos presidentes das duas Casas, tanto o presidente Sarney como o presidente Marco Maia é que tem que encaminhar as tratativas junto ao STF e ao TCU, que é o órgão responsável por fazer o cálculo de distribuição do FPE. Eu confio muito no entendimento e na capacidade de articulação dos presidentes das duas Casas, do próprio TCU e na visão do STF de proteger os estados brasileiros”, disse.

De acordo com Jucá, o FPE é fundamental para os estados mais pobres “e nós não podemos ter solução de continuidade dessas transferências”.O senador disse que, no início de 2013, senadores e deputados devem se debruçar na discussão da matéria para aprovar uma proposta sobre a distribuição dos fundos que faça mais justiça aos estados menos desenvolvidos.

Nos siga no Google Notícias