ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Política

Justiça Eleitoral proíbe publicidade de evento cultural

Redação | 19/08/2010 12:59

O TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral) negou autorização ao governo estadual para veicular publicidade institucional de eventos culturais nos três meses que antecedem a eleição. A decisão foi publicada na edição desta quinta-feira do Diário da Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul.

A Procuradoria Regional Eleitoral manifestou-se a favor do governo, desde que não houvesse menção ao governo, a logo "Rumo ao Desenvolvimento" ou fotos e alusões a agentes públicos-candidatos.

No entanto, o presidente do TRE, Desembargador Luiz Carlos Santini, entendeu que apenas poderia autorizar propaganda de grave ou urgente necessidade pública, o que não é o caso.

A Lei das Eleições (9.504/97) proíbe, nos três meses que antecedem a eleição, a publicidade institucional dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos, salvo em caso de grave e urgente necessidade pública reconhecida pela Justiça Eleitoral.

"A finalidade da norma legal aplicável à espécie é a de vedar condutas tendentes a afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais", argumentou Santini, que foi o relator da petição.

"Embora os eventos relacionados tenham importância para fomentar a cultura no cidadão, não consta, nem do ofício solicitante, tampouco das mídias juntadas aos autos, qualquer fundamento que convença acerca da gravidade ou urgência das ações culturais", acrescentou.

O governo havia pedido autorização para fazer a publicidade das Exposições Temporárias Casa do Artesão 2010, Artesanato de Ivinhema, Proler (Programa de Incentivo à Leitura), Programa Interação 2010, Capacitação em Artes e Cultura, Salão de Artes Plásticas de Mato Grosso do Sul, Espaço da Poesia, Memorial da Cultura e Projeto Ações Culturais para o Desenvolvimento de MS.

Também foram negadas as divulgações da Orquestra Paranaense de Viola Caipira, Projeto Fanfarras e Bandas, Projeto Baile & Saudade, Projeto Dança do Mato, Projeto Sul-Mato-Grossense de Teatro, Projeto Território Ocupado e Projeto Som da Concha.

Nos siga no Google Notícias