ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Política

Juventude do PMDB acusa traição e cogita pedir expulsão de Siufi

Lidiane Kober | 20/02/2014 19:00

A Juventude do PMDB vai se reunir nesta sexta-feira (21) para decidir se aciona a Comissão de Ética a fim de investigar o vereador Paulo Siufi (PMDB) por trair determinação do partido ao se aproximar do prefeito Alcides Bernal (PP). Se confirmada a suspeita, ele pode se expulso e ficar sem legenda para concorrer à vaga de deputado estadual nas eleições deste ano.

Em dezembro de 2013, segundo o presidente da Juventude do PMDB, Maicon Nogueira, Siufi fechou pacto com a bancada de vereadores de caminhar na oposição a Bernal. “Na ocasião, ele disse que jamais apoiaria o mandato de um prefeito corrupto e que, como presidente da CPI do Calote, estaria ajudando a mostrar os desvios de conduta”, lembrou Maicon.

Virado o ano, Siufi encerrou os ataques, principalmente, após a indicação de sua prima, a médica ginecologista obstetra Lilliam Maria Maksoud Gonçalves, para comandar o IMPCG (Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande). Ele negou a relação, mas Bernal garantiu que a nomeação atendeu pleito de Siufi e do vereador Jamal (PR).

Nesta quinta-feira (20), inclusive, ele apareceu em clima de harmonia com o prefeito na inauguração de um Pronto-Atendimento Pediátrico. Na ocasião, o parlamentar não confirmou, mas também não negou, se está em tratativas para integrar a base de Bernal.

Siufi até elogiou com ênfase os trabalhos desenvolvidos na área da saúde e, ao ser indagado, se está em clima de “namoro” com o prefeito, ele se limitou a dizer, sorrindo: “É. Se é que se pode dizer assim”.

A atitude engrossou a revolta da Juventude do PMDB. “A classe política já está desgastada e não vamos tolerar essa falta de posicionamento”, avisou Maicon. “É uma afronta aos eleitores, ao partido e à sociedade campo-grandense passar de um dos mais críticos a próximo do prefeito, ainda mais depois de o próprio Bernal confirmar a indicação de uma parente dele para cargo na prefeitura”, completou.

Fora a falta de posicionamento, Maicon frisou que, para seguir no PMDB, Siufi precisa cumprir determinação de votar com a oposição na Câmara Municipal. “Se confirmado que ele está na base do prefeito, pode ser alvo de advertência, suspensão, ficar sem legenda para concorrer a deputado e até ser expulso do partido”, disse o presidente da Juventude do PMDB.

A investigação, inclusive, já conta com o apoio de integrantes da bancada federal do partido. “Já é difícil falar e fazer política partidária. Se não nos posicionarmos quanto a essa hipocrisia descabida do vereador, terei vergonha de convidar jovens a se filiar ao PMDB”, comentou o deputado federal Fábio Trad (PMDB).

Procurado pela reportagem, Siufi não retornou a ligação até a publicação da matéria. “Se acionada a comissão de ética, ele terá todo direito de defesa” garantiu Maicon. Em sindicância aberta por Bernal para investigar faltas em plantões nos postos de saúde, o vereador alegou punição sem direito de defesa. Na época, ele mantinha posição ferrenha contra o prefeito.

Nos siga no Google Notícias