A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

15/08/2013 11:27

Relator diz que há indícios para criar comissão de cassação contra Bernal

Jéssica Benitez
Bernal pode estar com os dias contados na prefeitura (Foto: Cleber Gellio)Bernal pode estar com os dias contados na prefeitura (Foto: Cleber Gellio)

A tão comentada cassação do prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), pode estar mais próxima do que se imagina. Os vereadores da CPI do Calote argumentam que estão munidos de provas de irregularidades suficientes para a abertura de uma Comissão Processante. É o que garante o relator da CPI, Elizeu Dionízio (PSL).

O parlamentar revelou que os vereadores não devem pedir prorrogação dos trabalhos e, portanto, no dia 7 de setembro a CPI do Calote terminará o processo de apuração. “Depois disso vou precisar de mais ou menos um mês para apresentar o relatório e provavelmente já pediremos abertura de comissão processante no próprio documento”, disse Elizeu.

Entre as irregularidades apontadas está improbidade administrativa no caso da distribuidora de alimentos Salute que venceu pregão da prefeitura apresentando valores bem abaixo do mercado, mas depois que garantiu a vitória aumentou o valor de praticamente todos os itens.

Além disso, também existe o caso da Mega Serv, responsável pela limpeza de todas as unidades de saúde da Capital. Assim como a Salute, a prestadora de serviço faturou contrato emergencial milionário e funciona em uma pequena sala quase sem funcionários. “Vamos constar todas essas irregularidades no relatório”, ressaltou o relator.

O presidente da CPI, Paulo Siufi (PMDB), reforça o discurso de cassação e colocou possibilidade de a comissão processante ser instaurada antes mesmo da conclusão do relatório. “Quem sabe não damos esse presente para Campo Grande”, disse fazendo referência ao aniversário da cidade no dia 26 de agosto.

Para ser aprovada a instalação de uma Comissão Processante pelos menos oito vereadores têm que votar a favor, sendo que deve haver no mínimo 15 parlamentares no plenário. Após aprovação três, dos 29 vereadores, são escolhidos para integrar a comissão por meio de sorteio.

São três meses para apurar os fatos e ouvir o prefeito antes de dar o veredito. A punição não precisa ser necessariamente cassação, pode ser também o afastamento do chefe do Executivo por 180 dias. Siufi, porém, não acredita que afastar Bernal seja suficiente.

“Quem comete delito tem que ser cassado, não suspenso”. O peemedebista defende, ainda, que o prefeito seja afastado do cargo assim que a comissão foi instalada para que o progressista não atrapalhe o trabalho dos parlamentares. Caso isso aconteça que assume a prefeitura é o vice-prefeito Gilmar Olarte (PP).



MEU DEUS .... SERÁ QUE TEREMOS NÓS O POVO QUE TIRAR ESSE IMPREFEITO- BERNAL DE SEU MANDATO? OS VEREADORES DE CAMPO GRANDE ESTÃO AINDA NA DÚVIDA E ESTUDANDO O QUE NO DIREITO AUTENTICA A AÇÃO QUE DEVERIA SER TOMADA HÁ TEMPOS: MATERIALIDADE DOS FATOS; PROVAS CONTUNDENTES E REAIS. CHEGA DE BLAS BLAS BLAS, OU TOMEM PROVIDENCIAS OU TOMEM RUMO E DÃO LUGAR A QUEM QUER TRABALHAR, TALVEZ OS SEUS SUPLENTES.
 
ronaldo amaral em 15/08/2013 21:30:13
Gente me desculpa,mas quem defende o nosso prefeito com certeza das duas uma:é comissionado dele ou vive em outra Campo Grande, nossa cidade esta um lixo,os semaforos estao todos com defeito na R.Mascarenhas de Moraes com a R.Seminario a mais de 3 meses so funciona o vertical e bem fraquinho, alias quase todos da mascarenhas estão assim ou tortos, sinalizando para o céu.Meu bairro é buraco que só ate ja saiu aqui no site.Ai vem uns dois ou três falar que não existe motivo para isso.Pelo amor de Deus
 
rosa lurdes gomes em 15/08/2013 14:58:07
Esse presente ja esta sendo muito esperado vereadores.Salvem a nossa capital
 
adriana da silva em 15/08/2013 14:38:04
Só está defendendo a atual administração quem não depende dos serviços da prefeitura, não defendo o antigo prefeito, mas as coisas estão um caos! Recentemente fui a um posto para fazer uma inalação e tive que comprar o medicamento e levar para o posto se quisesse fazer o procedimento, como já foi dito aqui o CCI está abandonado, sujo, os bailes dos idosos foram cancelados, em alguns locais de trabalho temos que levar até papel higiênico de casa, muitos funcionários votaram no atual prefeito querendo melhorias, mas estamos entrando em um caos administrativo, sem chefias, sem suprimentos de trabalho etc... Como atender bem a população sem condições de trabalho? Sem contar o transporte que retiraram os ônibus do ferro velho e colocaram e circulação novamente. Chega de roubalheira nesse país
 
Giovanna Moraes em 15/08/2013 13:49:06
cassação já.....Sonhamos com isto..........fora BERNAL COLLOR DE MELLO....FORA
 
ANDREA MOREIRA DE SOUZA em 15/08/2013 13:31:27
Tenho desprezo e horror do Siufi, mas se ele conseguir isso eu passo a ter somente raiva.
 
MAXIMILIANO RODRIGO ANTONIO NAHAS em 15/08/2013 13:27:40
O relator que me desculpe, mas a comissão ou está de brincadeira ou é formada por pessoas sem massa encefálica, quer dizer que após meses e meses nessa palhaçada, só hoje foi constatado que há INDICIOS, para a cassação, vereadores, relator, filhos, há indicios já faz 4 meses, hoje não é mais indício, é certeza, por favor voces ficam esquentando a cadeira e onerando o bolso dos cidadãos à toa, com o perdão da palavra, precisavamos de uma comissão menos burra.
 
moacir cafaro em 15/08/2013 13:26:44
Nossa bela Campo Grande, necessita de dirigentes competentes e não de caloteiros!
As promessas foram todas por água abaixo! Acorda Bernal!
 
Lorena Salatte Tomazi em 15/08/2013 13:24:28
Geennnnte!!! Vão cassar o Bernal como e porque.....Esses vereadores deveriam começar a trabalhar, apresentar projetos que vem de encontro com os anseios da população, anseios esses representandos pelos mais de 270mil votos obtido pelo Bernal, será que eles não entenderam o recado das urnas, ou será que vão esperar as próximas eleições pro povo tirá-los da câmara. Cuidados nobres Edís 4 anos passa rápido.
 
Adalberto Cavalari Dornelles em 15/08/2013 13:08:08
Vereadores deem esse presente a Campo Grande. A população já esta farta das peripécias dos mandos e desmandos deste Peralta !!! o POVO clama por isso.... nos ajudem a salvar a Cidade Morena....
 
Henrique Oliveira em 15/08/2013 13:01:57
O sujo falando do mal lavado, néh vereadores...
 
João Batista em 15/08/2013 12:51:36
Eu não vejo motivo para tirar o prefeito e garanto que numa pesquisa a mioria entre o prefeito e os vereadores; serão a favor do prefeito.
 
luiz alves em 15/08/2013 12:22:10
A pergunta que fica é: Os vereadores "cassados estão nesta comissão? Se estiverem tem coisa...
 
Luiz Carlos Da Silva em 15/08/2013 12:17:03
Demorou!!!!!!! Prometeu, prometeu e não está fazendo nada pela cidade! Transporte um caos, (mandar oficios para AGETRAN não adinata não tem diretor) serviços públicos sem materiais de consumo, postos sem medicamento, programas que atendiam a população parando de funcionar, o CCI está abandonado! Até nossos idosos estão sendo negligenciados! BASTA!
 
Anna Gonçalves em 15/08/2013 12:11:06
PAULO SIUFI, SERA QUE VOCE VAI DISTRIBUIR SANTINHAS DE NOSSA SENHORA, SE VOCE CONSEGUIR ESSE FATO, COMO DISTRIBUIU NAS SUAS REUNIÕES NAS CASAS DAS PESSOAS QUANDO FOI CANDIDATO. PENSE NISSO AMIGO.
 
fabio de melo em 15/08/2013 12:05:03
Este será o melhor presente pra campo grande.
 
Lucimar Taveira Borges em 15/08/2013 11:46:59
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions