A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

09/11/2012 15:37

Liminar torna prefeito inelegível e Guia Lopes pode ter nova eleição

Caso ainda depende de análise do Tribunal Superior Eleitoral

Nadyenka Castro
Ney Marçal, vice-prefeito eleito em Guia Lopes.Ney Marçal, vice-prefeito eleito em Guia Lopes.

Decisão em caráter liminar do STF (Supremo Tribunal Federal) torna inelegível o vice-prefeito eleito em Guia Lopes da Laguna, Ney Roberto de Souza Marçal, conhecido como Ney Marçal (PT), e, caso a situação seja mantida pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), nova eleição será realizada no município.

O advogado de Ney, Valeriano Fontoura, explica que a Justiça o tornou inelegível por oito anos, a partir da data das eleições de 2004, pelo crime de captação ilícita de sufrágio (oferecer vantagem em troca de voto). Além disso, também teve que pagar multa.

Conforme a defesa, a punição foi cumprida e o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) entendeu dessa maneira e aprovou a candidatura de Ney nas últimas eleições.

No entanto, o MPF (Ministério Público Federal) impetrou recurso contra todos os casos semelhantes no País, alegando que a inegibilidade ainda incide.

De acordo com Valeriano, já houve prescrição porque a decisão do TRE determinava oito anos de inegibilidade. “A eleição de 2004 aconteceu dia 3 de outubro. De 2012, dia 7. São mais de oito anos”, afirma.

A decisão em caráter liminar é do ministro Luiz Fux. Agora, o caso vai para análise dos demais ministros e também do TSE. Se o mesmo entendimento for mantido, nova eleição deverá ser realizada em Guia Lopes da Laguna.

Eleição - Ney Marçal foi eleito vice-prefeito na chapa encabeçada por Jacomo Dagostin (PMDB). Eles receberam 56,9% dos votos.



O Prefeito Jácomo Dagostin foi eleito pelo Povo,isto é democracia,o vice já está aqui há 04 anos.Fizeram um brilhante trabalho,e estão fazendo melhorando nossa cidade.O POVO QUER NEY MARÇAL E JÁCOMO DAGOSTIN NA PREFEITURA,nós escolhemos com uma enorme diferença de votos, então,prá que novas eleições? Como o Ney esteve lá até agora?Porque já está prescrito,ele já pagou a multa,deixem os homens trabalhar, querem novos gastos para os cofres públicos?Porque novas eleições implicam nisto, e não vai adiantar,o Jácomo vai ganhar novamente,porque nós o queremos lá,na prefeitura,Jácomo é o nosso prefeito!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
jane Godoy do Nascimento em 23/11/2012 21:12:25
Se o 2º assumirá ou terá novas eleições, não importa. O que importa é que a o poder judiciário cumpra a Lei da Ficha Limpa, afinal, lei é para ser cumprida! Os eleitores foram enganados, pois Jacomo e Ney negavam que eram ficha suja, e mentiram para o povo. Eu também acreditei neles. Fomos enganados, e que a justiça seja feita! Se eu soubesse que eram ficha suja não teria votado neles com certeza!!!!
 
Larissa dos Santos em 16/11/2012 06:49:50
DISCORDO DOS COMENTARIOS SUPRA, TENDO EM VISTA, QUE, SE OS ELEITORES ESCOLHERAM AQUELE CANDIDATO CUJA INELEGIBILIDADE FOI DECALRADA, É POR QUE ELE MELHOR IRIA GERIR O MUNICIPIO. SE CONSIDERAMOS COMO ELEITO O SEGUNDO COLOCADO ESTAREMOS AFRONTANDO O DIREITO QUE COMO DIZ A CONSTITUIÇÃO FEDERAL EMANA DO POVO. NOVAS ELEIÇÕES FAZ-SE NECESSARIO PARA QUE O POVO POSSA ESCOLHER.
 
WELLINGTON CAÉ em 14/11/2012 22:53:10
Para que fazer nova eleição, para gastar dinheiro e dar trabalho ao eleitor ?
Se o prefeito eleito foi cassado, considere como eleito o 2º mais votado.
Se tiver nova eleição, com certeza o candidato que foi o 2º mais votado será eleito.
 
VALDIR VILLA NOVA em 10/11/2012 09:22:32
TOMARA QUE O MESMO ACONTEÇA COM O FICHA SUJA BONITENSE GERALDO MARQUES.
 
Adão Damasceno em 09/11/2012 19:47:18
A Justiça provoca confusão na vida pública, através de erros dessa natureza. Provocando instabilidade institucional e não respeitando a vontade dos cidadãos lagunenses, acredito que está na hora de uma ampla reforma do poder judiciário. Prefeito Jácomo e seu Vice Ney Marçal com certeza continuarão com as obras e as transformações que Guia L. da Laguna merece.
 
Darlan B. Mougenot em 09/11/2012 16:57:50
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions