ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Política

Lista de contratados via convênios ilegais tem até parente do prefeito

Paulo Yafusso | 02/05/2016 16:35
Até o início de junho, promotor de Justiça Fernando Zaupa recebe a lista de todos os contratados pelo convenio com a Omep e a Seleta (Foto: Marcos Ermínio)
Até o início de junho, promotor de Justiça Fernando Zaupa recebe a lista de todos os contratados pelo convenio com a Omep e a Seleta (Foto: Marcos Ermínio)

O detalhamento da lista com os nomes, lotação e salário dos 4.300 contratados pelos convênios assinados pela Prefeitura com a Omep e a Seleta, deverá trazer outras irregularidades além das já mencionadas pelo juiz David de Oliveira Gomes Filho, da 1ª Vara dos Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos. A de nepotismo.

Indignado com o caso, um leitor do Campo Grande News denunciou que Maria Nely Urbieta Bernal seria parente do prefeito da Capital, Alcides Bernal (PP), um indicativo de contratação irregular de parente no serviço público.

O leitor deu detalhes, como o de que esse nome consta na página 1064 do processo em tramitação na 1ª Vara dos Direitos Coletivos, e que Maria Nely foi contratada no dia 07 de outubro de 2015, ocupando cargo administrativo, com salário de R$ 3 mil. Segundo ele, a contratada seria mãe ou tia do prefeito Alcides Bernal.

Ao fazer uma rápida pesquisa, verificou-se que Maria Nely Urbieta Bernal é professora aposentada e tia do prefeito da capital. No fim do ano passado, ela foi homenageada pelo vereador de Corumbá Evander Vendramini (PP), pelos 30 anos dedicados à educação naquele município. Depois de se aposentar, ela teria vindo morar em Campo Grande.

Pela decisão do juiz, a Prefeitura de Campo Grande deverá apresentar no processo “uma listagem atualizada de todos os contratados pelos convênios, com informações sobre a lotação de cada um, cargo ocupado e o correspondente salário”, e o prazo para isso é até o próximo dia 5 de junho.

Ainda de acordo com o despacho dado pelo magistrado na semana passada, levantamento feito em 2013 por uma comissão criada pelo município para verificar as contratações pelos convênios com a Omep e Seleta, constatou-se situações inexplicáveis, como a contratação de um vigia que estava há dois ano preso, uma mulher que foi contratada para dar cursos mas morava em Ladário, um homem que era contratado pelos dois convênios e pessoas que não apareciam para trabalhar mas que tinham as fichas de frequência preenchidas.

O Campo Grande News entrou em contato com a assessoria da Prefeitura para obter informações sobre a contratação de Maria Nely Urbieta Bernal, mas até o fechamento da reportagem não havia recebido retorno.

Nos siga no Google Notícias