ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 29º

Política

Lula assina termo de posse de Gustavo Feliciano como ministro do Turismo

Indicado pelo União Brasil, novo ministro substitui Celso Sabino, que deixou o cargo para disputar as eleições

Por Jhefferson Gamarra | 23/12/2025 15:48
Lula assina termo de posse de Gustavo Feliciano como ministro do Turismo
Presidente Lula ao lado do novo ministro do Turismo durante posse (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou nesta terça-feira (23) o termo de posse de Gustavo Feliciano como novo ministro do Turismo. A cerimônia oficializou a entrada do indicado do União Brasil no comando da pasta e marcou a continuidade da participação do partido no governo federal.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O presidente Lula empossou Gustavo Feliciano como novo ministro do Turismo, mantendo a pasta sob controle do União Brasil. A nomeação ocorre após a saída de Celso Sabino, que deixou o cargo para se preparar para as eleições de 2024.Natural de Campina Grande, Paraíba, Feliciano é formado em Direito e foi secretário de Turismo do estado. Filho do deputado Damião Feliciano, sua indicação foi feita pelo deputado Hugo Motta, reforçando a aliança entre o partido e o governo federal, em momento considerado estratégico.

Gustavo Feliciano assume o cargo deixado por Celso Sabino, que se afastou do ministério para se preparar para as eleições do próximo ano. A troca ocorre em meio a movimentações internas no União Brasil e reforça a manutenção da aliança da legenda, integrante do Centrão, com o Palácio do Planalto, apesar de especulações anteriores sobre um possível afastamento do partido do governo.

Celso Sabino foi expulso do União Brasil após permanecer à frente do Ministério do Turismo mesmo diante de um ultimato da direção partidária para que deixasse o governo. Com a saída de Sabino e a indicação de Feliciano, o União Brasil mantém o controle da pasta e sinaliza a continuidade do apoio formal à administração federal.

A permanência do partido na base aliada acontece em um momento considerado estratégico, quando havia rumores sobre uma possível migração do União Brasil para a oposição. A nomeação de Gustavo Feliciano, escolhido pela legenda para ocupar o cargo, indica a manutenção do alinhamento político com o governo Lula.

Durante a cerimônia de posse, Feliciano destacou o significado de integrar a equipe ministerial. “Fazer parte do seu governo é um sonho”, afirmou ao presidente. “Tenho certeza que irei fazer o meu melhor, que é o mínimo, é a minha obrigação. Esse é um governo que tem um lado: o lado do povo brasileiro. E o turismo tem que ser do povo, pelo povo e para o povo, promovendo eventos que geram alegria e a geração de emprego e renda. Turismo não pode ser só de rico, tem que ser de todos”, completou.

Natural de Campina Grande, na Paraíba, Gustavo Feliciano é formado em Direito. Ele atuou como secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico do estado da Paraíba entre 2019 e 2021 e também foi diretor-presidente da Unesc (União de Ensino Superior de Campina Grande).

A indicação de Feliciano foi feita pelo deputado federal Hugo Motta. Ele é filho do deputado federal Damião Feliciano (União-PB) e foi o nome escolhido pelo União Brasil para assumir o comando do Ministério do Turismo, pasta que permanece sob influência direta do partido dentro da estrutura do governo federal.