ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 30º

Política

Lula compara royalties à disputa de pirão antes da pesca

Redação | 30/03/2010 18:17

Todas as terças-feiras o presidente Lula assina sua coluna para publicação em 94 jornais cadastrados pelo governo federal. Hoje ele acusou senadores e deputados federais de "disputarem o pirão antes mesmo da pescaria" quando discutem a distribuição dos royalties da camada do pré-sal.

Questionado a respeito disso por uma idosa de Campo Grande, o presidente afirmou que a intenção do governo, ao propor a definição de um marco regulatório de exploração das reservas de petróleo era simplesmente garantir o regime de partilha e a formação de um fundo social alimentado por recursos do pré-sal.

Conforme o Estadão, o presidente frisou que é melhor deixar a fórmula da divisão de royalties para mais tarde, já que a discussão não é apropriada em ano eleitoral. No entanto, essa discussão foi a primeira a ser debatida no Congresso.

Ainda de acordo com Lula, o governo federal aceitou perder recursos para favorecer um acordo, mas os congressistas preferiram o "enfrentamento". Para ele, as paixões momentâneas não podem influenciar as decisões que devem valer por décadas.

"Eu espero que o Congresso, passadas as eleições, saiba encontrar uma solução que contemple todos os Estados", frisou o presidente.

A seção assinada por Lula responde a perguntas de leitores enviadas aos veículos cadastrados e repassadas à Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. O governo seleciona todas as semanas três perguntas. Só são escolhidas aquelas que tratam de "temas relacionados às políticas públicas e que tenham relevância e interesse jornalísticos", segundo o Planalto.

Nos siga no Google Notícias