ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Política

Maioria concorda em divulgar pesquisas eleitorais na véspera da votação

Atualmente, as pesquisas de intenção de votos podem ser veiculadas até o horário de início da votação

Guilherme Correia | 01/10/2021 08:35
Urna eletrônica, das últimas eleições, em MS (Foto: Paulo Francis)
Urna eletrônica, das últimas eleições, em MS (Foto: Paulo Francis)

Pesquisa aponta que a maioria, 57,7%, da população brasileira é favorável à divulgação de pesquisas eleitorais, veiculadas na véspera das eleições. Segundo o levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas, 34,4% são contrários a essa veiculação, enquanto 7,9% não sabem, ou não opinaram.

Entre os grupos que se mostram mais favoráveis, destacam-se os mais jovens, de 16 a 24 anos - cerca de 64% não discordam de haver tal divulgação. Já entre as pessoas de 60 anos ou mais, o índice de aprovação reduz para 53,2%.

Em relação à escolaridade, 56,7% dos que têm apenas o fundamental aprovam a divulgação, enquanto os de ensino superior são um pouco mais favoráveis (61,3%). Conforme os dados, moradores das regiões norte e centro-oeste (62,7%) são os que mais aprovam. No entanto, a região sudeste (55,1%) é a que tem menor índice de concordância.

Veja a proporção de respostas em relação a divulgação eleitoral (Foto: Reprodução/Paraná Pesquisas)
Veja a proporção de respostas em relação a divulgação eleitoral (Foto: Reprodução/Paraná Pesquisas)

Legislação - Atualmente, as pesquisas podem ser divulgadas até o horário de início da votação. No entanto, proposta que tramita pelo Congresso quer criar um novo Código de Processo Eleitoral, com alterações na disputa eleitoral. A deputada Margarete Coelho (PP-PI) prevê a proibição da divulgação de pesquisas eleitorais no dia e na véspera das eleições.

Em 2006, o STF (Supremo Tribunal Federal) declarou inconstitucional trecho de uma minirreforma eleitoral, que trazia um aspecto semelhante, o da proibição de divulgar pesquisas de intenção de voto em até 15 dias.

A pesquisa - Foram ouvidas pouco mais de 2,7 mil pessoas, acima de 16 anos, de todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal, em 228 municípios, de 23 a 27 de setembro.

A divisão de fontes consultadas considerou, estatisticamente, características de sexo, faixa etária, escolaridade, nível econômico e posição geográfica. Entrevistas foram feitas por meio de ligações telefônicas. De acordo com o próprio instituto, o grau de confiança é de 95%, com margem de erro aproximada em 2% para mais, ou para menos.

Nos siga no Google Notícias