ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Política

Maioria dos ministros do STF vota para manter Fachin em relatoria

Ministros julgam pedido feito pelo governador Reinaldo Azambuja

Anahi Zurutuza | 22/06/2017 15:56
Sessão plenária do STF desta quinta-feira (Foto: Carlos Moura/STF)
Sessão plenária do STF desta quinta-feira (Foto: Carlos Moura/STF)

A maioria dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiram manter o ministro Luiz Edson Fachin como relator da colaboração premiada da JBS e pela validação da delação. O julgamento não terminou e cinco ministros ainda precisam votar.

O pedido para redistribuir por sorteio o processo de homologação do acordo por sorteio foi feito pelo governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), citado na delação. O plenário decide em conjunto sobre a eficácia dos termos do pacto entre a PGR (Procuradoria-Geral da República) e a maior indústria de carne brasileira, ou seja, se o acordo é valido ou não.

Na quarta-feira (21), primeiro dia de julgamento, Fachin e o ministro Alexandre de Moraes, novato no colegiado, votaram no sentido da manutenção da relatoria. Já nesta quinta-feira (22), os ministros Luís Roberto Barroso, primeiro a votar, Rosa Weber, Luiz Fux e Dias Toffoli acompanharam este entendimento.

 

Imagem captada a partir do vídeo do depoimento de Wesley Batista, dado no dia 4 de maio; ele e o irmão Joesley delataram esquema de pagamentos de propina existente em MS (Foto: Reprodução)
Imagem captada a partir do vídeo do depoimento de Wesley Batista, dado no dia 4 de maio; ele e o irmão Joesley delataram esquema de pagamentos de propina existente em MS (Foto: Reprodução)

Questões de ordem – A defesa do governador apresentou dois recursos ao STF no início do mês. O pedido, apresentado sob a forma de questão de ordem, é o que começou a ser julgado na tarde de ontem.

A defesa do chefe do Executivo estadual argumenta basicamente que o ministro, também relator da Operação Lava Jato, não poderia ter “preferência” na distribuição da delação da JBS, porque o conteúdo não está estritamente ligado à força-tarefa.

O trecho em que o governador é citado, para o advogado, não tem qualquer conexão com a operação que “abalou as estruturas” da política no Brasil.

“Existem fatos relacionados à operação e fatos não relacionados. Ele tinha de ter separado e colocado o que não era [da Lava Jato] na distribuição livre [por sorteio]”, explica Gustavo Passarelli ao Campo Grande News no dia 6 de junho.

O outro pedido de análise foi feito pelo próprio ministro Edson Fachin. Ele questiona o papel do relator diante de acordos de colaboração premiada e os limites que ele tem para atuar dentro do conteúdo dessas colaborações, quando da homologação dos acordos.

Esta é uma forma, chamada de questão de ordem por prevenção, de gerar jurisprudência e acabar com as contestações parecidas com as feitas por Reinaldo.

Habeas corpus – A defesa de Azambuja também tentou anular a delação por meio de um habeas corpus. O recurso, que foi protocolado no dia 1º deste mês, pedia em resumo que as delações voltassem à PGR para homologação de um novo acordo, onde o MPF (Ministério Público Federal) não deixe de oferecer denúncia contra os empresários.

De acordo com o advogado Gustavo Passarelli, o entendimento da defesa do governador é de que Fachin não poderia ter homologado a delação, visto que a legislação brasileira (Lei 12.850), que define organização criminosa e dispõe sobre investigações criminais e meios de obtenção de provas, torna obrigatória a denúncia contra “líderes de organizações criminosas”, como o governador, por meio da defesa, classificou, os irmãos Batista.

O habeas corpus foi negado pelo ministro Celso de Mello e por enquanto, a defesa de Reinaldo são fez novos pedidos no processo.

Conforme a delação, Reinaldo Azambuja levou R$ 45.631.696,03 do grupo JBS. Parte do dinheiro teria sido pago ao governador em espécie (R$ 10 milhões) e outra parte por meio de notas supostamente frias.

Nos siga no Google Notícias