ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Política

Mais curta, campanha chegará às ruas no “corpo a corpo” e sola de sapato

Aline dos Santos | 12/08/2016 11:36
Justiça Eleitoral libera campanha a partir da próxima terça-feira. (Foto: Marcos Ermínio)
Justiça Eleitoral libera campanha a partir da próxima terça-feira. (Foto: Marcos Ermínio)

Mais curta dos últimos 30 anos, a campanha eleitoral começa na próxima terça-feira (dia 16) em Campo Grande com a promessa de corpo a corpo e gastar sola de sapato. Já adesivos e panfletos só devem entrar em peso no cenário eleitoral no decorrer da próxima semana. A explicação é porque o material gráfico precisa de CNPJ, só liberado a partir do registro de candidatura. O prazo termina na segunda-feira e os partidos correm para entrega da documentação a tempo.

Primeiro partido a registrar candidato a prefeito, o PRTB largou na frente e só espera o dia 16 para pôr a propaganda na rua. “O material está pronto, só aguardando para deflagrar o processo mesmo, com entrega de material nas ruas, além da possibilidade de colocar na internet”, afirma a presidente municipal do PRTB, Iara Costa. O candidato do partido é Adalton Garcia.

O PSDB também vai dar largada à campanha no dia 16. “Vamos estar em cada esquina de Campo Grande, levando a mensagem da nossa candidata”, afirmou ontem Carlos Alberto Assis, que vai deixar o cargo de secretário estadual de Administração para coordenar a campanha da candidata Rose Modesto (PSDB).

Candidato pelo PSDC, Elizeu Amarilha afirma que vai começar a campanha em busca do eleitor. “Não temos numerários para ficar gastando, vai ser pé no chão e gastando sola de sapato”, afirma. Ele explica que vai registrar a candidatura na segunda-feira à tarde. “Sem o CNPJ para pôr no material de campanha, não pode fazer nada”, diz.

Marcos Alex, candidato do PT, deve conciliar a agenda de vereador na Câmara Municipal e encontro com movimentos sociais na terça-feira, quando será liberada a campanha. “Vamos fazer um ato ecumênico de manhã com todos os candidatos da coligação 'Campo Grande é do Povo' e depois o Alex vai para a sessão. Estamos montando a agenda que envolve o candidato preservando os compromissos como vereador. Em seguida tem lançamento dos proporcionais [vereadores] e ato com movimentos sociais”, afirma a presidente municipal do PT, Maria Rosana Rodrigues Pinto Gama.

A direção do PTN, que lançou a candidatura de Aroldo Figueiró, acredita que na quarta-feira terá material gráfico pronto para distribuir ao eleitorado. “Mas no dia 16 já vai ter agenda bem corrida, com visita a empresas”, afirma o presidente estadual do PTN, Cláudio Sertão.

O Psol deve partir para a campanha de rua já na terça-feira. “No primeiro dia, vamos para a rua fazer campanha, não pode esperar muito não. Vamos continuar fazendo debates na periferia, reuniões”, afirma o presidente do diretório regional do Psol, Lucien Rezende. A candidata do partido é Rosana Santos.

Estreando na disputa pela prefeitura, o PCO ainda vai a São Paulo para buscar um kit de campanha com a direção nacional. “Vamos reunir com a nacional para ver como vai trabalhar aqui. Deve começar a campanha pelos bairros. É um partido pequeno, não tem muitos recursos, vai ser no corpo a corpo”, afirma o presidente estadual do PCO, Ezequiel Arce de Oliveira. O partido também vai gravar todos os programas em São Paulo, com a ajuda da direção nacional. O candidato é José Flávio Arce. Segundo Ezequiel, como o candidato é vigilante, mas está desempregado, terá que conciliar a campanha com busca de emprego.

A assessoria de imprensa do PPS, que lançou a candidatura de Athayde Nery, informou que o dia 16 deve ter um ato de lançamento de campanha. A previsão é que o material gráfico de campanha esteja pronto entre terça e quarta-feira. O candidato também fará campanha no Centro da cidade.

Também por meio da assessoria de imprensa, não há nada agendado para o dia 16. Contudo, o coronel Carlos Alberto David dos Santos, candidato do partido, deve priorizar visitas e contato com a população.

A reportagem não conseguiu contato com os candidatos Alcides Bernal (PP), Marquinhos Trad (PSD), Marcelo Bluma (PV), Suel Ferranti (PSTU), Pedro Pedrossian Filho (PMB) e Luiz Pedro Guimarães (Pros).

Corrida eleitoral - A partir da próxima terça-feira, serão autorizados uso de alto-falantes, amplificadores de som, comício, propaganda eleitoral na internet, distribuição de material gráfico e realização de caminhada e carreata. O prazo para campanha vai até 22 horas de primeiro de outubro, vésperas das Eleições 2016.

Já a propaganda no rádio e TV foi encurtada de 45 dias para 35 dias. O horário político gratuito vai de 26 de agosto a 29 de setembro.

Veja lista de candidatos a prefeito de Campo Grande
Veja lista de candidatos a prefeito de Campo Grande
Nos siga no Google Notícias