ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Política

Marquinhos, Kemp e Siqueira são os candidatos com maior tempo de TV

Cálculo leva em consideração a bancada federal de cada coligação, sendo as com mais deputados as mais privilegiadas

Nyelder Rodrigues | 02/10/2020 18:35
Kemp, Marquinhos e Siqueira dividirão cerca de cinco minutos de propaganda
Kemp, Marquinhos e Siqueira dividirão cerca de cinco minutos de propaganda

O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) definiu nesta sexta-feira (2) o tempo que cada um dos candidatos a prefeitura de Campo Grande terão para se apresentar à população na propaganda eleitoral gratuita em rádio e TV. Os líderes de tempo serão o prefeito Marquinhos Trad (PSD), seguido pelos candidatos do PT e do PSL.

Marquinhos terá 3min10s em cada uma das duas inserções da propaganda eleitoral, exibida diariamente de segunda a sábado na TV aberta, para apresentar suas propostas à população campo-grandense. Já o petista Pedro Kemp ficou com 1min05s.

O terceiro maior tempo ficou com o PSL, que terá 1min02s - por ora, o candidato da sigla é o vereador Vinícius Siqueira, que trava com o deputado federal Loester Carlos, o conhecido como Tio Truris, disputa judicial pelo posto em 2020.

Esacheu Nascimento (PP) é o quarto no ranking, com 47 segundos disponíveis, seguido por Márcio Fernandes (MDB), João Henrique Catan (PL), Dagoberto Nogueira (PDT) e Sidnéia Tobias (Podemos). Os tempos são de, respectivamente, 42, 41, 35 e 23 segundos.

No final da lista de espaço em TV e rádio, aparecem Paulo Matos (PSC) com 22 segundos, Marcelo Miglioli (Solidariedade) com 18 segundos, Cris Duarte (PSOL) com 15, Guto Scarpanti (Novo) com 13, Sérgio Harfouche com 12 e Marcelo Bluma com oito segundos.

Diferentemente do que ocorreu em eleições anteriores, neste ano a propaganda eleitoral gratuita na TV e no rádio, nos rádios do almoço e começo da noite, contará apenas com os candidatos a prefeitura, ficando os que concorrem a uma vaga na Câmara Municipal de fora da exibição em cadeia, aparecendo apenas nas inserções durante a programação.

Ordem dos candidatos - Também nesta sexta-feira, foi definida a ordem de participação de cada candidato nas propagandas eleitorais de 2020, que começam no dia 9 de outubro. O primeiro a apresentar suas propostas será justamente o com menor tempo: Bluma.

Em seguida, e nessa ordem, aparecerão Esacheu, Paulo Matos, Guto Scarpanti, Dagoberto, Márcio Fernandes, Miglioli, Sidnéia, Cris Duarte, João Henrique Catan e, por fim, Pedro Kemp, Siqueira, Marquinhos Trad e Sérgio Harfouche.

Na TV, as inserções serão feitas em horário local, das 5h às 23h, exceto a TV Morena que usará o horário de Brasília, de segunda a sábado, com dois períodos diários de 10 minutos. Já nas rádios, as inserções de 30 segundos serão divididas em três blocos de segunda a domingo: das 5h às 11h, das 11h às 18h e das 18h às 24h, em horário local.

A definição do tempo de cada um leva em consideração o tamanho da bancada federal de cada coligação. No caso de Marquinhos, sua aliança (PSD, Republicanos, Democratas, PSB, PSDB e PCdoB) soma 165 representantes na Câmara Federal.

Já Kemp e Siqueira, que lançaram candidatura sem alianças, somam 54 e 52 deputados federais, respectivamente. O PP de Esacheu Nascimento possui 38 cadeiras no Legislativo Federal, seguido pelas 34 vagas do MDB, 33 do PL e 28 do PDT.

Nos siga no Google Notícias