ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Política

Marquinhos quer reforma este ano para ampliar contribuição à previdência

Projeto prevê contribuição de 14% do servidor e 20% da prefeitura, para combater déficit

Kleber Clajus e Leonardo Rocha | 14/11/2017 10:11
Prefeito já havia dito que se rombo não for corrigido "alguém vai ficar sem salário" (Foto: Leonardo Rocha)
Prefeito já havia dito que se rombo não for corrigido "alguém vai ficar sem salário" (Foto: Leonardo Rocha)

O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), deve entregar ainda este ano projeto de reforma da previdência municipal aos vereadores. Dentre as medidas em análise estão o aumento na alíquota de contribuição dos servidores, da patronal, revisão de aposentadorias e pensões, além da implementação de fundo complementar.

“Cautela recomenda que seja ainda este ano, mas é uma decisão que vai ter que passar pela Câmara Municipal”, disse o prefeito, nesta terça-feira (14), durante a inauguração de memorial dos presidentes da AEM-MS (Agência Estadual de Metrologia).

No pacote de medidas em análise, conforme o secretário de finanças Pedro Pedrossian Neto, estão incluídos o aumento na alíquota paga pelos servidores de 11% para 14%, do patronal de 14% para 20%, auditoria dos benefícios concedidos, criação de previdência complementar e monetização de ativos para trazer novas receitas.

“A regra é para que a cada um real do servidor tenhamos dois do patronal. Vamos fazer o dobro do esforço do servidor”, explicou Neto ao Campo Grande News. “Há impressão de que a folha poderia baixar apenas pela análise dos pagamentos a maior indevidos”.

Quanto a monetização do IMPCG (Instituto Municipal de Previdência), o secretário ressaltou que recurso extra pode ser adquirido por meio do aluguel de prédios públicos, de contratos de concessão de serviços públicos e do recebimento de débitos da dívida ativa.

Déficit mensal na previdência impacta em R$ 10,8 milhões os cofres do município. No início do ano, a prefeitura estimava ter 6.456 aposentados até dezembro. Trad disse que assinava em média 15 pedidos por dia. “Com esse rombo, alguém vai ficar sem salário”, declarou.

Rombo - Em 2016, rombo de R$ 110 milhões na previdência municipal foi investigado pelo MPE (Ministério Público Estadual) e  CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito).

Marcos Alex Vera, promotor responsável pelo caso, ressaltou em fevereiro que má gestão e inchaço na folha de pagamento havia causado o rombo, descartando desvio de dinheiro.

Nos siga no Google Notícias