ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Política

Ministros virão a MS para fórum sobre Rota Bioceânica na Assembleia Legislativa

Chefes das Relações Exteriores, Carlos Alberto França, e do Turismo, Carlos Alberto Gomes estarão no evento

Caroline Maldonado | 16/05/2022 07:56
Da esquerda para a direita: ministros do Turismo, Carlos Alberto Gomes de Brito, e o das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França. (Fotos: Governo Federal)
Da esquerda para a direita: ministros do Turismo, Carlos Alberto Gomes de Brito, e o das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França. (Fotos: Governo Federal)

Os ministros das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França, e do Turismo, Carlos Alberto Gomes de Brito, virão a Campo Grande para participar do 1º Fórum “Integração dos Municípios do Corredor Bioceânico’’. O evento será ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), nos dias 26 e 27 de maio.

Além de palestras, painéis e mesas redondas, haverá assinaturas de convênios. Segundo o deputado Paulo Corrêa (PSDB), o evento é organizado pelo Ministério das Relações Exteriores e será realizado pela assembleia em parceria com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB); o presidente da Frente Parlamentar Internacional do Corredor Bioceânico, senador Nelsinho Trad (PSD), e o presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), prefeito Valdir Júnior.

“Participarão representantes dos governos e embaixadas dos países pelos quais passa a Rota Bioceânica. Vamos discutir acordos, convênios, logística, transporte, taxas aduaneiras, turismo, comércio, energia e mineração. Daqui, sairá uma carta de intenções a ser encaminhada ao Itamaraty”, detalhou Corrêa.

O evento será importante para gestores e sociedade entenderem como vão funcionar as aduanas e sobre a construção do acesso da ponte que sai da BR-267 em Porto Murtinho.

O senador Nelsinho Trad vem incentivando os prefeitos a participarem do encontro. “Precisamos debater o assunto de interesse do nosso Estado, que vai alavancar a economia de MS e do país”, comentou.

O coordenador nacional do Corredor Rodoviário Bioceânico, ministro de carreira diplomática do Ministério das Relações Exteriores, João Carlos Parkinson de Castro, mencionou alguns dos impactos na economia para o Estado e para o País, em reunião com o deputado Corrêa.

Deputado estadual Paulo Corrêa e o ministro de carreira diplomática do Ministério das Relações Exteriores, João Carlos Parkinson de Castro. (Foto: Wagner Guimarães)
Deputado estadual Paulo Corrêa e o ministro de carreira diplomática do Ministério das Relações Exteriores, João Carlos Parkinson de Castro. (Foto: Wagner Guimarães)

“Mato Grosso do Sul deverá tornar-se um “hub” logístico nacional, com a redução de custos e do tempo de viagem. O acesso facilitado a produtos asiáticos possibilitará a expansão da base industrial e a inserção nas cadeias globais de valor", disse.

O corredor promoverá parcerias com produtores argentinos, paraguaios e chilenos. “Isso forçará o empresário sul-mato-grossense a engajar-se nas práticas do comércio exterior, desenvolver sua própria logística e conhecer seu entorno geográfico. O corredor transformará a realidade do Estado e detalhes sobre esses benefícios serão discutidos no fórum”, explicou.

Cadastro e transmissão - O público poderá acompanhar o evento por meio do canal 9 da Claro Net TV, TV ALEMS, YouTube, Facebook, Rádio ALEMS e aplicativo Assembleia MS (Android/iOS).

Para participar presencialmente é preciso fazer cadastro pelo site da assembleia. Clique aqui para se cadastrar.

Nos siga no Google Notícias