A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

29/11/2011 19:24

Moka e Kátia Abreu levam à AGU proposta que pode pôr fim a conflito indígena

Edmir Conceição

Os senadores Waldemir Moka (PMDB-MS) e Kátia Abreu (PSD-TO) levaram nesta terça-feira à Advocacia-Geral da União (AGU) proposta de uma medida específica sobre a demarcação de terras indígenas em todo país. Com uma regra universal, o conflito indígena em Mato Grosso do Sul também teria uma solução definitiva.

A ideia, segundo Moka, é que as disputas pela posse de terras entre agricultores e índios sejam solucionadas pelo próprio Governo. “Queremos que a decisão do STF sirva de parâmetro para a definição de outras terras indígenas no país. Naquele julgamento, os ministros entenderam que devem permanecer nas terras aqueles grupos que as ocupavam em 5 de outubro de 1988”, diz.

Embora as autoridades ainda não tenham divulgado os motivos do ataque a índios em MS, Moka afirma que casos como o ocorrido em Mato Grosso do Sul poderiam ter sido evitados se o Brasil tivesse regras em vigor sobre a demarcação de áreas em litígio.

Insegurança jurídica - Presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Kátia Abreu acredita que a solução sobre a disputa pela posse dessas áreas está perto de ser anunciada. “O Moka e eu queremos que a AGU oriente os órgãos da União como proceder sobre essa questão. Acreditamos que vamos ter sucesso”, afirma.

A senadora argumenta que agricultores e índios não podem conviver com a insegurança jurídica que se instalou no Brasil nos últimos anos. “Ninguém sabe o que fazer. Enquanto não houver decisão sobre a posse dessas áreas a paz no campo sempre estará ameaçada”, justifica.

Temer diz que adiamento da reforma da Previdência foi 'ótimo' para ganhar votos
O presidente Michel Temer procurou mostrar otimismo ao falar sobre a reforma da Previdência ao dar posse ao deputado federal Carlos Marun (PMDB-MS) c...
Diretor da PF entrega ao STF relatório de investigação sobre ministros
O diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segóvia, entregou hoje (15) à ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), um re...
TRE realiza plantão para cadastramento biométrico neste sábado na Capital
O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) realiza neste sábado mais um plantão para atender eleitores de Campo Grande que ainda nã...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions