ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, TERÇA  25    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

Guia de turismo registra jiboia-arco-íris devorando pássaro

Flagrante raro ocorreu durante passeio no Rio Salobra; reflexo do sol revelou coloração da serpente

Por Viviane Oliveira | 25/11/2025 11:49


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Um guia turístico registrou uma jiboia-arco-íris devorando um pássaro udu-de-coroa-azul no Parque Nacional da Serra da Bodoquena, em Mato Grosso do Sul. O encontro ocorreu durante um passeio com visitantes pelo Cânion do Rio Salobra, a 265 quilômetros de Campo Grande.A jiboia-arco-íris, conhecida cientificamente como Epicrates cenchria, é uma espécie não venenosa que pode atingir até 2 metros de comprimento. Sua pele marrom-avermelhada possui características iridescentes, refletindo cores variadas sob a luz solar, e a serpente mata suas presas por constrição.

O guia de turismo Max Paulo Rodrigues da Silva, de 23 anos, viveu uma cena incomum enquanto acompanhava um grupo de visitantes pela região do Cânion do Rio Salobra, no Parque Nacional da Serra da Bodoquena, a 265 quilômetros de Campo Grande. No dia 16 de novembro, logo no início do percurso, ele avistou uma jiboia-arco-íris devorando um pássaro udu-de-coroa-azul, momento que registrou em vídeo.

“Eu estava na frente do grupo quando enxerguei a cobra. Orientei todo mundo a não passar tão perto, porque ela poderia se assustar e até regurgitar a presa”, contou Max, que trabalha como guia há dois anos. Ele afirma que nunca havia visto a espécie pessoalmente. “O sol estava batendo e dava para ver a coloração dela. O pessoal ficou encantado; tinha gente do Brasil inteiro: São Paulo, Rio de Janeiro, vários lugares.”

Depois de fazer as imagens, Max enviou o registro a um grupo de biólogos, que confirmaram se tratar de uma jiboia-arco-íris (Epicrates cenchria), espécie reconhecida pela pele marrom-avermelhada e iridescente, que reflete tons coloridos sob a luz. A serpente pode atingir até 2 metros e costuma se alimentar principalmente de pequenos mamíferos, embora também consuma aves.

A jiboia-arco-íris não é venenosa; ela mata por constrição, enrolando-se ao redor da presa até impedir sua respiração. A espécie também conta com sensores de calor nos lábios superiores, capazes de detectar movimentos e localizar alimentos. Para Max, o flagrante se tornou inesquecível. “Foi um dia comum que acabou se transformando em um espetáculo da natureza”, disse.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.