ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Política

MP dá cinco dias para interessados se inscreverem às 2 vagas de desembargador

Uma delas é em substituição à desembargadora Tânia Garcia, aposentada compulsoriamente pelo CNJ

Lucia Morel | 25/11/2021 15:19
Tânia Garcia de Freitas Borges presidia o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral do Estado). (Foto: Reprodução)
Tânia Garcia de Freitas Borges presidia o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral do Estado). (Foto: Reprodução)

O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) deu cinco dias a contar de hoje para que os integrantes do órgão com mais de 10 anos de atuação – sejam procuradores ou promotores – indiquem nomes para concorrer às duas vagas abertas para desembargadores do TJMS (Tribunal de Justiça).

Uma das vagas, que corresponde à 35ª, é em substituição à desembargadora Tânia Garcia de Freitas Borges, que foi aposentada compulsoriamente em decisão do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) por ter usado o cargo para beneficiar o filho em processos que ele respondia por tráfico de drogas.

Outra vaga destinada ao MP – que é a 36ª – atende a Lei estadual 5742/21, de 4 de novembro, que cria cargos de desembargador para compor a estrutura de pessoal da magistratura do Poder Judiciário, que totalizará 37 das atuais 35 existentes (entre elas, a que foi vagada por Tânia).

O Campo Grande News apurou que da lista a ser apresentada pelo MP, de seis nomes, quatro já estariam interessados e são todos procuradores: Jaceguara Dantas da Silva, Esther Sousa de Oliveira, Silvio Cesar Maluf e Antônio Siufi Neto.

Como duas vagas já estão destinadas ao MP, a 37ª será composta, segundo a assessoria do TJ, a membro do próprio órgão.

Assim, há duas formas de preenchimento da vaga: por promoção por merecimento, ou seja, um juiz é alçado ao cargo de desembargador, advindo também de uma lista tríplice, após votação do Tribunal Pleno; ou a promoção por antiguidade, em que passa a integrar a corte o juiz de entrância especial (Campo Grande, Dourados, Corumbá e Três Lagoas) com mais tempo de serviço.

Há ainda a possibilidade de vaga ser ocupada por integrante da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil – seccional de MS), mas no caso atual, as vacâncias não correspondem a ela, que já estão ocupadas.

O julgamento do Conselho Superior do MP sobre a composição da lista sêxtupla para concorrer à vaga de desembargador ocorrerá dia 30 de novembro, próxima terça-feira, às 10 horas.

Nos siga no Google Notícias

Veja Também