ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 27º

Política

MPE manda Prefeitura investigar casos de contratação irregular em secretaria

A investigação apontou casos de desvios de função

Mayara Bueno | 15/07/2016 09:23
Sede do Ministério Público Estadual de MS, em Campo Grande. (Foto: Arquivo)
Sede do Ministério Público Estadual de MS, em Campo Grande. (Foto: Arquivo)

A Prefeitura deverá abrir uma investigação para apontar a atual ocupação de assistentes sociais e quem de fato trabalha no Poder Público, segundo a recomendação do MPE-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul), publicada na edição desta sexta-feira (15), no Diário Oficial da instituição, endereçado ao prefeito Alcides Bernal (PP) e a secretaria municipal de Assistência Social.

Conforme o documento, uma investigação, aberta pelo Ministério Público, em 2014, constatou a contratação indevida de servidores, por meio de terceirização para atividades-fim, o que seria proibido. Há também indícios de desvio de função, em que alguns profissionais teriam sido contratados para uma função, mas desempenharia atividade diferente.

Ao Executivo Municipal, o Ministério Público quer que sejam apontadas, nominalmente, quais são os profissionais, especificação da natureza ou de seu ingresso na função, se é contratado ou concursado, a data que entrou e lotação física que desempenha suas atividades.

A recomendação prevê, ainda, que assim que a Prefeitura abrir o procedimento sejam estabelecidos prazos para encerrar a apuração ou apresentar cronograma de execução e comunicar à 29º Promotoria de Justiça.

Segundo o MPE, ficou demonstrado que a Prefeitura de Campo Grande não regulariza a situação específica dos assistentes sociais e dos cargos ilegalmente ainda ocupados, mesmo havendo pessoas aprovadas em concurso público.

Situação semelhante ocorre em relação aos terceirizados do Município por meio da Omep (Organização Mundial pela Educação Pré-Escolar) e Seleta Sociedade Caritativa e Humanitária. A questão, inclusive, está na Justiça, que determinou a demissão de 4,3 mil contratados por meio dos convênios com as entidades.

O problema é que foi constatada uma série de irregularidades, como funcionários fantasmas e salários diferentes pagos para pessoas que exercem a mesma função. Além disso, a ilegalidade é que os terceirizados têm de ser admitidos somente em forma temporária, mas substitutos por concursados.

A Prefeitura tem 15 dias para responder se acatará ou não a recomendação. A reportagem do Campo Grande News procurou o Município, que informou que ainda não recebeu o documento e só responderá quando tiver conhecimento do conteúdo.

Nos siga no Google Notícias