ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Política

Prefeito reforça que não pagará demissões de 250 contratados na Omep e Seleta

Prefeitura é obrigado pela Justiça a demitir 4,3 mil pessoas, mas até agora ninguém foi desligado

Mayara Bueno e Alberto Dias | 01/07/2016 11:46
Prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP). (Foto: Alberto Dias)
Prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP). (Foto: Alberto Dias)

“Quem trabalha nas entidades tem de ser pagas por elas”, afirmou o prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), a respeito do impasse que vive com a Omep (Organização Mundial pela Educação Pré-Escolar) e Seleta Sociedade Caritativa e Humanitária, desta vez, por conta do desligamento dos funcionários internos das duas associações.

Bernal afirma que 250 trabalhadores estão fora do que prega o convênio com a Omep e Seleta, ou seja, não trabalham nas estruturas do Poder Público, mas sim nas entidades. No entanto, a justificativa das associações é que essas pessoas sempre foram pagas por meio dos recursos dos convênios, justamente porque atuam para a administração municipal.

A decisão judicial que obriga a demissão de 4,3 mil contratados via convênios saiu no fim de abril. De lá para cá, nenhum desligamento foi feito. Embora esteja dentro do prazo de demissão – o Município tem até 5 de setembro para demitir 1,7 mil -, um plano de demissão controlado deverá ser apresentado à Justiça até terça-feira (5), mas até agora, a Prefeitura já mudou pelo menos três listas diferentes com os nomes dos que serão demitidos primeiro.

Em relação aos funcionários mantidos pelos convênios, o prefeito só afirmou que estas serão pagas, mas não respondeu sobre prazos. Ponderou que a preocupação é evitar um “ambiente de demissão” e demitir, primeiramente, quem está fora da atividade em que foi contratada.

No começo desta semana, as entidades convocaram uma coletiva de imprensa para apresentar a situação. Elas temem o calote do Executivo Municipal e afirmam que não sabem como vão pagar as demissões. Na Omep, há 88 funcionários ligados ao convênio, enquanto a Seleta mantém 106. Somente o desligamento destas pessoas deve custar R$ 4,6 milhões aos cofres municipais.

Nos siga no Google Notícias