A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 24 de Agosto de 2017

27/04/2016 19:03

MS pode ficar sem ministério, mas continua próximo de Temer

Paulo Yafusso
Relação de confiança entre o vice-presidente Michel Temer e ex-governador André Puccinelli poderá trazer benefícios para o estado (Foto: Arquivo)Relação de confiança entre o vice-presidente Michel Temer e ex-governador André Puccinelli poderá trazer benefícios para o estado (Foto: Arquivo)

As chances de Mato Grosso do Sul ocupar um ministério caso Michel Temer (PMDB) assuma a presidência com o afastamento da presidente Dilma Rousseff (PT) pode até ter diminuído diante da necessidade de redução de pastas, mas o Estado vai continuar tendo boa participação numa provável gestão do peemedebista. Isso por conta da estreita relação partidária e de amizade entre Temer e o ex-governador André Puccinelli.

Esse relacionamento se estreitou ainda mais no período de tramitação do pedido de impeachment de Dilma Rousseff na Câmara Federal. A pedido de Temer, Puccinelli foi a Brasília e no Legislativo conversou com deputados que conhece para garantir a aprovação do prosseguimento de impeachment. E nesta quarta-feira (27), mais uma vez foi chamado pelo vice-presidente. O assunto não é revelado por pessoas ligadas ao ex-governador.

O deputado federal Carlos Marun (PMDB) disse que se encontrou com Puccinelli na Câmara, maqs não falaram sobre o encontro do ex-governador com Temer. Além da ligação direta com o líder nacional do partido, André também tem acesso direto a Eliseu Padilha, que é tido como certo para a Casa Civil de Temer.

O reconhecimento como líder do PMDB no Estado fez com que André Puccinelli viabilizasse recursos para a implantação de um grande projeto viário para Campo Grande, a avenida que liga o bairro Vila Popular ao Distrito Industrial, na época em que Padilha era ministro dos Transportes. Como gratidão, a avenida leva o nome de Solon Padilha, pai do ex-ministro.

A amizade entre ambos vem desde a época em que eram deputados federais e Michel Temer assumiu a presidência da Câmara Federal. De lá para cá, os contatos passaram a ser frequentes. Depois do envolvimento direto na votação do impeachment na Câmara, Temer e André conversaram duas vezes, segundo o que disse o próprio André na semana posterior a sessão que decidiu pela continuidade do processo de afastamento da presidente.

O médico Celso Ianaze, amigo de longa data de Puccinelli e que já ocupou cargos na gestão do peemedebista na Prefeitura de Campo Grande e no governo do Estado, afirma que essa relação entre o ex-governador e o vice-presidente é resultado do reconhecimento da liderança de André dentro do partido no estado. “Agora, com a perspectiva do Temer assumir a presidência consolida muito essa amizade e lealdade que ele (André) tem não só com o Temer mas também com a cúpula do PMDB”, afirma Ianaze.

Segundo Carlos Marun, a redução do número de ministérios vai representar a diminuição dos espaços para o PMDB, pela necessidade de Temer fazer composição com outros partidos. E em reunião com o vice-presidente na última segunda-feira (25), os deputados peemedebistas apoiaram as medidas que Temer terá que adotar caso assuma a presidência da República. André Puccinelli disse há duas semanas que, caso seja consultado por Michel Temer, vai indicar Marun e o senador Waldemir Moka para compor a equipe de ministros do PMDB na gestão pós-Dilma Rousseff.

Temer diz que é procurado, mas nega que “estaria negociando cargos”
O vice-presidente Michel Temer disse que é “muito procurado”, mas não promove negociações de cargos em um possível governo, caso a presidenta Dilma R...
Justiça Federal determina que bens de ex-prefeita sejam bloqueados
Cinco pessoas, entre elas a ex-prefeita de Três Lagoas, Márcia Moura, estão na lista em que a Justiça Federal determina o bloqueio de bens sob acusaç...
Maia diz que retomará votação sobre reforma política na próxima terça-feira
Após dar início à votação da Proposta de Emenda Constitucional da reforma política, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), encerrou a sessão ...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions