ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Política

MS pode ficar sem ministério, mas continua próximo de Temer

Paulo Yafusso | 27/04/2016 19:03
Relação de confiança entre o vice-presidente Michel Temer e ex-governador André Puccinelli poderá trazer benefícios para o estado (Foto: Arquivo)
Relação de confiança entre o vice-presidente Michel Temer e ex-governador André Puccinelli poderá trazer benefícios para o estado (Foto: Arquivo)

As chances de Mato Grosso do Sul ocupar um ministério caso Michel Temer (PMDB) assuma a presidência com o afastamento da presidente Dilma Rousseff (PT) pode até ter diminuído diante da necessidade de redução de pastas, mas o Estado vai continuar tendo boa participação numa provável gestão do peemedebista. Isso por conta da estreita relação partidária e de amizade entre Temer e o ex-governador André Puccinelli.

Esse relacionamento se estreitou ainda mais no período de tramitação do pedido de impeachment de Dilma Rousseff na Câmara Federal. A pedido de Temer, Puccinelli foi a Brasília e no Legislativo conversou com deputados que conhece para garantir a aprovação do prosseguimento de impeachment. E nesta quarta-feira (27), mais uma vez foi chamado pelo vice-presidente. O assunto não é revelado por pessoas ligadas ao ex-governador.

O deputado federal Carlos Marun (PMDB) disse que se encontrou com Puccinelli na Câmara, maqs não falaram sobre o encontro do ex-governador com Temer. Além da ligação direta com o líder nacional do partido, André também tem acesso direto a Eliseu Padilha, que é tido como certo para a Casa Civil de Temer.

O reconhecimento como líder do PMDB no Estado fez com que André Puccinelli viabilizasse recursos para a implantação de um grande projeto viário para Campo Grande, a avenida que liga o bairro Vila Popular ao Distrito Industrial, na época em que Padilha era ministro dos Transportes. Como gratidão, a avenida leva o nome de Solon Padilha, pai do ex-ministro.

A amizade entre ambos vem desde a época em que eram deputados federais e Michel Temer assumiu a presidência da Câmara Federal. De lá para cá, os contatos passaram a ser frequentes. Depois do envolvimento direto na votação do impeachment na Câmara, Temer e André conversaram duas vezes, segundo o que disse o próprio André na semana posterior a sessão que decidiu pela continuidade do processo de afastamento da presidente.

O médico Celso Ianaze, amigo de longa data de Puccinelli e que já ocupou cargos na gestão do peemedebista na Prefeitura de Campo Grande e no governo do Estado, afirma que essa relação entre o ex-governador e o vice-presidente é resultado do reconhecimento da liderança de André dentro do partido no estado. “Agora, com a perspectiva do Temer assumir a presidência consolida muito essa amizade e lealdade que ele (André) tem não só com o Temer mas também com a cúpula do PMDB”, afirma Ianaze.

Segundo Carlos Marun, a redução do número de ministérios vai representar a diminuição dos espaços para o PMDB, pela necessidade de Temer fazer composição com outros partidos. E em reunião com o vice-presidente na última segunda-feira (25), os deputados peemedebistas apoiaram as medidas que Temer terá que adotar caso assuma a presidência da República. André Puccinelli disse há duas semanas que, caso seja consultado por Michel Temer, vai indicar Marun e o senador Waldemir Moka para compor a equipe de ministros do PMDB na gestão pós-Dilma Rousseff.

Nos siga no Google Notícias