ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Política

Na 1ª missão, só 3 dos 5 vereadores da CPI visitam Hospital do Câncer

Zemil Rocha | 17/05/2013 14:38
Vereadores da CPI visitando esta manhã o Hospital do Câncer Alfredo Abrão (Foto: Divulgação)
Vereadores da CPI visitando esta manhã o Hospital do Câncer Alfredo Abrão (Foto: Divulgação)

A primeira diligência da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Saúde, criada pela Câmara de Campo Grande, aconteceu nesta manhã, uma visita esvaziada ao Hospital do Câncer “Dr. Alfredo Abrão”, que está sendo investigado, junto com o Hospital Universitário (HU), por fraudes no setor de oncologia. Só três dos cinco integrantes da CPI, vereadores Flávio César (PT do B), Carla Stephanini (PMDB) e Ademar Vieira Junior, o Coringa (PSD), participaram da visita.

O vereador Marcos Alex (PT) já havia antecipado que não iria participar da visita, por entender que era desnecessária. O quinto integrante da comissão, vereador Derly dos Reis, o Cazuza, também não compareceu ao Hospital do Câncer. Todos os demais vereadores da Capital estavam convidados, mas nenhum deles foi.

Foi uma visita para conhecer de perto as instalações da unidade hospitalar e o atendimento aos pacientes que necessitam dos serviços de oncologia na Capital. O atual diretor presidente do Hospital do Câncer, Carlos Alberto Coimbra, e o diretor geral Dr. Jeferson Baggio, mostraram todas as instalações do hospital, desde a recepção até o setor de quimioterapia, CTI, leitos e setor de radioterapia.

Os vereadores também conversaram com pacientes, familiares, médicos e funcionários. Coringa foi um dos que mais conversou com pacientes, para saber como está o atendimento. “Os pacientes me disseram que com a nova diretoria o atendimento melhorou, principalmente porque o número de médicos aumentou”, afirmou, lembrando que o diretor Carlos Alberto revelou que foram contratados mais cinco médicos para dar mais qualidade ao atendimento.

Presidente da CPI, o vereador Flávio César afirmou que esta foi a primeira de muitas visitas que a comissão fará para conhecer “in loco” a origem de toda essa situação de crise no sistema de oncologia de Campo Grande. “Esta é nossa primeira visita institucional, na qual viemos nos apresentar à diretoria do hospital e pudemos ver um clima muito tranqüilo, com pacientes muito bem atendidos, evidenciando a eficiência desta nova administração do hospital, que tomou providências imediatas para aprimorar o sistema de atendimento aos pacientes. Antes os pacientes eram tratados por qualquer médico e hoje existe uma divisão de cada especialidade e o pacientes é atendido pelo médico da área específica, o que demonstra um avanço na parte administrativa”, avaliou ele.

O diretor Carlos Alberto Coimbra destacou que o foco é melhorar o atendimento aos pacientes e para tanto nesta sexta-feira (17) será realizado no final da tarde um treinamento e uma palestra motivacional para todos os funcionários, com intuito de humanizar e melhorar a qualidade do atendimento. A palestra será ministrada pelo psicólogo, coaching e espiritualista Carlos Antonio Tuffi.

A visita da CPI ao Hospital Universitário ainda não foi agendada, em razão do atual diretor estar em Brasília, mas a expectativa é que a visita aconteça na próxima semana. Os próximos passos da CPI serão agendar uma oitiva com membros do Ministério Público, da Controladoria Geral da União e da Polícia Federal, responsáveis pela investigação, além da diretoria do HU e do Hospital do Câncer, além de outras providências.

Na próxima segunda-feira, às 9 horas, a CPI da Saúde faz reunião. Um dos temas a serem discutidos é o requerimento, protocolado pelo vereador Coringa, solicitando que o setor de oncologia da Santa Casa também seja incluído na investigação feita pela comissão.

Nos siga no Google Notícias