ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Política

Na véspera da eleição na OAB Ary lidera com 44% de votos

Redação | 13/11/2009 06:00

A três dias da eleição que vai decidir quem será o futuro presidente da OAB/MS, levantamento realizado pelo Ipems (Instituto de Pesquisas de Mato Grosso do Sul) mostra vantagem de cerca de 5 pontos percentuais para Ary Raghiant Neto.

O candidato que representa a atual administração, de Fábio Trad, tem atualmente 44,51% dos votos, segundo a pesquisa estimulada. Leonardo Duarte, da chapa de oposição, aparece com 39,87%.

Outros 11,81% responderam que ainda não decidiram em quem votar no dia 16 de novembro, próxima segunda-feira, e 3,80% disseram que não votam em nenhum dos dois.

Já na versão espontânea, quando o entrevistado apresenta o nome do candidato, a diferença sobe para 6 pontos percentuais, com Ary atingindo 42,41% e Leonardo com 36,50%. Nesta simulação, o número de indecisos quase dobra, chegando a 20,68%.

A pesquisa foi realizada em Campo Grande e no interior, nos 31 municípios onde existe subseção da Ordem, segundo informa o Ipems. A coleta de respostas ocorreu entre os dias 9 e 11 deste mês, com total de 474 entrevistas pelo telefone.

De acordo com a pesquisa estimulada, Ary venceria tanto no interior (43,10% contra 41,38%), quanto na Capital (45,33% contra 39%).

O Ipems também perguntou qual a impressão dos advogados sobre o resultado da votação na próxima segunda-feira.

Neste quesito, a vantagem de Ary sobe consideravelmente. Dos entrevistados, 45,78% disseram acreditar que o candidato da chapa "OAB para todos" vai vencer, outros 27,85% preferiram não opinar e 26,37% apostaram na vitória de Leonardo Duarte, da chapa "Nova ordem".

O interessante é que é alto o percentual de eleitores da chapa de oposição que não acreditam na conquista da presidência.

Dentre os advogados que votam em Ary, 85,78% estão confiantes na vitória dele. Já em relação a Leonardo, o percentual cai para 61,11%.

"Todos esses números mostram que está cristalizada a vitória de Ary Raghiant, porque tanto na estimulada, quando na espontânea ele vence. A diferença pode crescer entre os dois candidatos, porque Ary deve ser beneficiado pelo voto útil, de pessoas que não acreditam nas chances de Leonardo vencer", analisa o diretor do Ipems, Lauredi Sandim.

Notas - O instituto também avaliou a administração de Fábio Trad, que deixa a presidência da OAB/MS em 2009.

Trad termina o mandato de 2 anos com 70,68% de aprovação e apenas 2,74% de reprovação dos advogados, outros 26,58% consideram regular.

A pesquisa foi realizada em parceria entre Campo Grande News e FM Capital.

Nos siga no Google Notícias