ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Política

No Dia do Médico, Moka defende regulamentação da Emenda 29

Edmir Conceição* | 18/10/2011 15:51
Waldemir Moka em reunião na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado. (foto: Agência Senado)
Waldemir Moka em reunião na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado. (foto: Agência Senado)

Em audiência nesta terça-feira (18) na Comissão de Assuntos Sociais, o senador Waldemir Moka (PMDB) defendeu a regulamentação da Emenda 29, que obriga os Estados a investirem 15% e os municípios 12% da arrecadação tributária no setor de saúde. Já a União deve corrigir os gastos do ano anterior conforme a variação nominal do PIB.

No debate “o problema do paciente crítico no Brasil”, Moka sugeriu que o governo federal crie grupo de trabalho, formado por senadores, representantes dos conselhos e associações médicas e técnicos do Ministério da Saúde, para resolver questões que ele considera fundamentais, como a falta de leitos em UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

De acordo com o senador sul-mato-grossense, os problemas da falta de leitos para tratamento de pacientes em estado grave chegaram a um nível inaceitável. “Todos os dias os meios de comunicação divulgam matérias de doentes que não podem ser atendidos por falta de leitos que, de tanto esperar, acabam morrendo”, afirmou.

A proposta de Moka será votada na reunião da Comissão de Assuntos Sociais do Senado desta quarta-feira (19). “Temos que ter propostas para solucionar de vez esses problemas. É muita teoria, muito discurso. E para isso o país precisa investir no setor”, disse o senador, que é médico.

A regulamentação da Emenda 29, segundo Moka, não causaria impacto aos cofres dos municípios e dos Estados, que já estariam investindo valor próximo do previsto em lei. “A emenda forçaria a União a aplicar bem mais no setor, o que poderia pôr fim a muitos problemas enfrentados pela população”, avalia.

(*) Com informações da assessoria do senador

Nos siga no Google Notícias