ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Política

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro pode se tornar padroeira do MS

Proposta será votada pelos deputados na Assembleia

Leonardo Rocha | 15/09/2017 10:03
Nossa Senhora de Perpétuo Socorro pode ser padroeira de MS (Foto: Arquivo)
Nossa Senhora de Perpétuo Socorro pode ser padroeira de MS (Foto: Arquivo)

Os deputados Paulo Siufi (PMDB) e Junior Mochi (PMDB) apresentaram projeto para tornar a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro a padroeira de Mato Grosso do Sul. Eles justificam que além do santuário fazer parte da história do Estado e da Capital, também recebe milhares de fieis de diferentes cidades toda quarta-feira, durante as novenas.

"A nossa justificativa é que o santuário na Capital recebe mais de 20 mil devotos todas as quartas, com pessoas da Capital e do interior do Estado, sendo uma referência de fé e devoção, além do local e da Nossa Senhora (Perpétuo Socorro) fazer parte da nossa história", disse Siufi, um dos autores da proposta.

Ele ainda citou que muitas cidades do Estado já tem a santa como padroeira. "Em Campo Grande é Nossa Senhora Abadia, enquanto que no Brasil é a Nossa Senhora Aparecida, então entendo que a Perpétuo Socorro precisa ser escolhida para o Estado, pelo número de devotos", explicou.

O deputado ainda relembrou que a santa tem uma das festas mais antigas do catolicismo. "A devoção à Nossa Senhora (Perpétuo Socorro) é universal, conhecida e venerada em todos os continentes do mundo. A presente proposta se faz necessária para o reconhecimento oficial , a nível estadual", justifica o autor.

A matéria ainda inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado, o dia 27 de junho como a data festiva de honras para a padroeira. "Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é um título que os cristãos deram a Maria em homenagem e agradecimento a sua atenção constante e eterna para com a humanidade", diz a proposta.

Padre Dilson Ferreira com o ícone da Nossa Senhora de Perpétuo Socorro (Foto: Arquivo)
Padre Dilson Ferreira com o ícone da Nossa Senhora de Perpétuo Socorro (Foto: Arquivo)

História - O Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é de origem oriental, grega. Em fins do século XV, um negociante roubou o quadro do altar onde estava, na Ilha de Creta, onde foi venerado pelo povo cristão desde tempos imemoráveis.

Escapou de uma tormenta em alto mar, levando o quadro até Roma. Adoeceu e procurou um amigo que cuidasse dele. Estando para morrer, revelou o segredo do quadro e pediu ao amigo que o devolvesse a uma igreja.

Um dia a Santíssima Virgem apareceu a uma menina de seis anos, filha desta família romana, e mandou-lhe dizer à mãe e à avó que o quadro devia ser colocado na Igreja de São Mateus, entre as basílicas de Santa Maria Maior e São João Latrão. Foi venerado durante 300 anos. Então a devoção começou a se divulgar em toda Roma.

Em 1866, o Papa Pio IX confiou à Congregação o ícone original de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, ordenando aos Redentoristas que a tornassem conhecida no mundo inteiro. Por isso, essa imagem de Maria é a efígie da Mãe de Deus mais.

Novenas recebem mais de 20 mil fieis durante as quartas-feiras, segundo os deputados (Foto: Arquivo)
Novenas recebem mais de 20 mil fieis durante as quartas-feiras, segundo os deputados (Foto: Arquivo)

Capital - Em Campo Grande a Paróquia de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro foi fundada em 1939, pelo então Bispo de Corumbá, Dom Vicente Priante, no promissor Bairro Amambaí, cujo traçado, elaborado por engenheiros militares, acompanha as linhas sinuosas da ferrovia.

Assim, com a vocação para atender aos habitantes da margem direita do córrego Segredo, a Paróquia instala-se em meio ao conjunto militar, e fica sob os cuidados da Congregação do Santíssimo Redentor dos Missionários Redentoristas.

A Igreja foi construída em um terreno cedido pela Prefeitura Municipal ao lado das instalações do Circulo Militar. A inauguração da Igreja aconteceu no dia 03 de Agosto de 1941. Junto a Igreja, funcionou durante muito tempo o Seminário dos Redentoristas.

Nos siga no Google Notícias