ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Política

Novidade, “vaquinha” para pagar campanha eleitoral começa no dia 15

Pré-candidato ainda não pode pedir voto, mas já pode pedir dinheiro para financiar projeto eleitoral

Aline dos Santos | 28/04/2018 12:40
Eleitor volta às urnas em 7 de de outubro. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)
Eleitor volta às urnas em 7 de de outubro. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

Uma novidade entra em cena neste ano eleitoral em 15 de maio. A partir desta data, os pré-candidatos podem fazer vaquinha social para arrecadar recursos. Em resumo, eles ainda não podem pedir voto, mas já poderão pedir dinheiro para financiar a campanha.

Conforme o calendário eleitoral, divulgado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a partir de 15 de maio é facultado aos pré-candidatos a arrecadação prévia de recursos na modalidade de financiamento coletivo. O modelo foi aprovado pelo Congresso Nacional na última reforma eleitoral e é novidade para arrecadação de recursos.

Segundo a Justiça Eleitoral, as empresas de financiamento coletivo poderão ser contratadas por pré-candidatos para começar a arrecadar recursos, mas eles só receberão o montante para as campanhas após a apresentação de seus registros de candidatura. Caso isso não aconteça, os recursos arrecadados devem ser devolvidos aos respectivos doadores.

Uma das exigências é que, durante a fase de arrecadação, as instituições divulguem a lista de todos os doadores e quantias doadas em suas páginas na internet. O primeiro turno das Eleições 2018 acontece em 7 de outubro. 

Nos siga no Google Notícias