ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Olarte confirma que Bernal deixou de destinar merenda a creches e escolas

Luciana Brazil e Cleber Gellio | 24/03/2014 10:11
Prefeito Olarte divulga relatório que aponta irregularidades na administração de Bernal. (Foto: Cleber Gellio)
Prefeito Olarte divulga relatório que aponta irregularidades na administração de Bernal. (Foto: Cleber Gellio)

O prefeito de Campo Grande Gilmar Olarte (PP) confirmou, em relatório, divulgado na manhã de hoje (24), que o ex-prefeito Alcides Bernal (PP) deixou de repassar merenda à escolas e creches do município.

A falta de alimentos para crianças e estudantes foi uma das polêmicas na administração do gestor cassado. Nos Ceinfs (Centro de Educação Infantil) alunos ficaram sem comida e até alimentos estragados chegaram a ser destinados a algumas unidades.

Conforme os dados do relatório, Bernal (PP), cassado no último dia 12, deixou de repassar a SAS (Secretária Municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania) recursos federais na ordem de quase R$ 7 milhões.

De acordo com Olarte, que assumiu a prefeitura após a cassação, a não aplicação do dinheiro resultou em diversos prejuízos, entre eles a falta de alimentação.

Além das escolas e creches, outros projetos sociais de assistência a idosos e famílias em situação de vulnerabilidade também foram afetados.

Relatório- O recurso  de R$ 6,709 milhões oriundos do Fundo Nacional de Assistência Social não foram aplicados na SAS, de acordo com o levantamento .

Durante coletiva de imprensa na manhã de hoje, Olarte divulgou dados sobre os órgãos municipais, inclusive a SAS.

Com o desvio do recurso, foram detectados diversos prejuízos para a pasta na execução de serviços e ações da assistência social.

Além da falta de alimentos, os projetos deixaram de receber material de limpeza, material de expediente e material gráfico. Os prédios públicos deixaram de receber manutenção, como Cetremi, Cras, Conselhos Tutelares, Creas e CCI.

Servidores também não receberam capacitação, segundo o relatório, ações “cerceadas e prejudicadas pelo ex-prefeito”.

Frota utilizada pela pasta também sofreu com a falta de recurso, ficando sucateada, como aponta o levantamento.

O relatório aponta que medidas urgentes devem ser tomadas, como a imediata “reprogramação e aprovação da utilização dos recursos dos convênios. Entre as providências está a “imediata elaboração de novo plano de trabalho para aplicação dos recursos federais”.

Nos siga no Google Notícias