ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Política

Olarte diz que comissionados preenchem vagas de aposentados

Kleber Clajus | 14/11/2014 12:15
Reposição e valorização de concursados são justificativas de Olarte em relação a comissionados (Foto: Marcos Ermínio)
Reposição e valorização de concursados são justificativas de Olarte em relação a comissionados (Foto: Marcos Ermínio)

Mesmo admitindo novos cortes, o prefeito Gilmar Olarte (PP) justificou hoje que comissionados preenchem vagas deixadas por servidores aposentados ou que solicitaram sua saída dos quadros da Prefeitura de Campo Grande. O MPE (Ministério Público Estadual) cobra do progressistas redução do percentual, tendo em vista as dificuldades financeiras apresentadas pelo município.

“Até o sétimo mês de gestão foram 1.260 exonerações, sendo 60% de servidores que se aposentaram ou foram assumir outros cargos. Tivemos diminuição e como não tinha tempo hábil para abrir concurso, que vamos fazer, precisava repor”, comentou o progressista, durante sorteio da localização de casas populares na Câmara Municipal.

Olarte ainda pontuou que servidores de carreira foram reconduzidos a cargos de gestão para destravar serviços em diversas secretarias e como forma de valorização.

Em relação a novos cortes, o prefeito admitiu não haver números e áreas estabelecidas até o momento, mas garante que reorganização das finanças até janeiro possibilitará “condições mínimas” de governar e retomar ritmo de investimentos.

Número elevado – Levantamento realizado pela vereadora Luiza Ribeiro (PPS), divulgado no final de setembro, apontava a existência de 1,9 mil cargos comissionados. Na época, o município informou que o gasto mensal com o grupo somava R$ 12 milhões. Desde então, 400 chegaram a ser exonerados, mas alguns acabaram reconduzidos ao cargo.

O promotor do MPE, Gerson Eduardo de Araujo, recomendou nesta semana que o prefeito suspenda a concessão de vantagens ou aumento de remuneração excedente e reduza em pelo menos 20% as despesas com cargos em comissão e função de confiança.

Procedimento preparatório apura eventual ato de improbidade administrativa praticado, em tese, pelo progressista, por ter nomeado 1.044 servidores comissionados sem a observância da lei da Ficha Limpa. Outro inquérito civil investiga possível nomeação de servidores “fantasmas” na prefeitura.

Nos siga no Google Notícias