ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Política

Órgãos se calam diante de citação de Delcídio sobre "Lama Asfáltica"

Michel Faustino | 15/03/2016 19:31

O Ministério Publico Federal, Ministério Público Estadual e a Polícia Federal decidiram não se manifestar a respeito das declarações do senador Delcídio do Amaral (sem partido) contidas em delação premiada homologada nesta terça-feira (15) pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

O senador afirmou que Operação Lama Asfáltica, desencadeada em Mato Grosso do Sul no ano passado, investigou apenas partes de um esquema fraudulento e “aparentemente vem enfrentando dificuldades para avançar nas investigações".

Procuradas, as assessorias de imprensa dos órgãos alegam que a Operação Lama Asfáltica segue em sigilo e nenhum dos membros, tanto da PF quanto do MPF e MPE, poderiam comentar sobre o assunto ou mesmo rebater as declarações do senador Delcídio. Que, inclusive, revelou um suposto esquema entre entre o ex-ministro dos Transportes Alfredo Nascimento, o ex-governo André Puccinelli (PMDB) e o ex-secretário Edson Giroto (PR).

Mesmo informando de antemão que os órgãos não iriam se manifestar, as assessorias pediram que a solicitação de informações fosse formalizada, via e-mail. Nenhum respondeu até o fechamento deste texto.

No anexo 10 da delação, Delcídio conta de um acordo ilícito, feito entre os três citados, para descentralizar os investimentos federais em Mato Grosso do Sul, facilitaria a arrecadação de propina.

Delcídio afirmou na delação que ficou sabendo do esquema pelo ex-secretário Giroto, que era responsável por operacionalizar a descentralização de investimentos vindos da União. Ainda de acordo com o documento, a propina arrecadada era repassada aos partidos PR e ao PMDB, através de Alfredo Nascimento, que mantinha um bom relacionamento com a bancada da PR.

Operação - A Lama Asfáltica foi desencadeada em julho do ano passado, investigando contratos de R$ 45 milhões, que teriam provocados prejuízos de R$ 11 milhões aos cofres públicos. A ação, deflagrada pelo MPF, PF, CGU (Controladoria-Geral da União) e Receita Federal, e que depois resultou na criação de uma força-tarefa do MPE, mira empresas de pavimentação, coleta de lixo e construção de estradas.

Nos siga no Google Notícias