A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

13/09/2013 10:05

Orro espera “parcelar” autonomia da UEMS até atingir 3% do orçamento

Leonardo Rocha
Deputado diz que vai articular aumento de repasse de forma gradativa a UEMS (Foto: Divulgação)Deputado diz que vai articular aumento de repasse de forma gradativa a UEMS (Foto: Divulgação)

O deputado estadual Felipe Orro (PDT) afirmou que pretende “parcelar” junto ao governo estadual a autonomia da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) até que se chegue à meta de 3% do orçamento anual do Estado.

Orro destacou que esta proposta tem como objetivo ir aumentando de forma gradativa o repasse de recursos à universidade, sem que haja prejuízo aos cofres estaduais. “Não queremos atrapalhar os projetos e ações do governo, se fica inviável ter 3% do orçamento do Estado, então que a cada ano este percentual suba até que se chegue a este valor”, explicou ele.

O deputado destacou que este ano o governo irá repassar R$ 113 milhões a universidade, e que a próxima luta será na discussão do orçamento para 2014. “Todo ano fazemos esta articulação aqui no legislativo, porém desta vez vamos ver se costuramos melhor nosso pedido”, avaliou.

Projeto – Felipe Orro já apresentou uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) na Assembleia que defende justamente o repasse de 3% do orçamento do estado a UEMS, o projeto está sob análise na Comissão de Justiça da Casa. “Estamos aguardando uma posição da comissão para que a proposta seja encaminhada ao plenário”.

O deputado já havia tentando “emplacar” sua proposta por meio da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), mas sua emenda foi rejeitada pela CCJR (Comissão de Constituição e Justiça e Redação) que entendeu que este projeto não competia a LDO. O presidente da comissão, o deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB), explicou que esta requisição deveria ser feita durante a discussão do orçamento de 2014 ou por meio de PEC.

Exemplo – Orro aproveitou a discussão para destacar que em Mato Grosso a UNEMAT (Universidade Estadual do Mato Grosso) conseguiu autonomia financeira e agora tem mais condições de desenvolver os projetos e ampliar vagas. “Aqui nós teríamos uma infraestrutura melhor, investimentos em pesquisa e ampliação de vagas”, defendeu.

O deputado ainda salientou que 78% dos estudantes da UEMS são advindos de escolas públicas e que existe dificuldade da universidade até de pagar as contas no final do mês. “Sabemos que o governo irá trazer uma sede e o curso de medicina para Campo Grande, mas a manutenção das unidades não está satisfatória”.

Ele ressaltou que se não houver este acesso e oportunidade de ensino, muitos jovens deixarão de estudar para fazer outras práticas que não irão proporcionar crescimento profissional. “Vão acabar cortando cana, tocando gado, recolhendo eucalipto e deixando de estudar”, avaliou.

Marun ainda quer votar relatório da JBS antes de posse no ministério
Na véspera de ser empossado como ministro da Secretaria de Governo, o deputado Carlos Marun (PMDB-MS), relator da Comissão Parlamentar Mista de Inqué...
Senado aprova R$ 1,9 bi a estados para compensar desoneração de exportações
Após suspender a sessão do Congresso Nacional, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), retomou os trabalhos do plenário da Casa com o obj...
Temer discutirá data de votação da reforma da Previdência nesta quinta
O anúncio do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), de que a votação da proposta de reforma da Previdência ficará para fevereiro causou r...


Deputado, qual o percentual que a UNEMAT tem? Porque o Sr. não informa? Autonomia a UEMS já tem, porque é ela quem decide onde gasta seus recursos, por meio do reitor e do COUNI. O problema é que dos 7 milhões recebidos por mês do governo do estado, a UEMS gasta 95% com folha de pagamento, aí não há dinheiro que chegue. É engraçado o sr. defender isso, pra fazer média com acadêmicos, porque aqui na prefeitura de Aquidauana, quando prefeito, o Sr. não pagava nem o passe dos alunos pra irem estudar no CERA.
 
luiz inacio de souza em 13/09/2013 13:08:41
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions