ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

Para cientista político, Bernal aprendeu que não pode governar sozinho

Leonardo Rocha | 03/01/2014 10:35
Para cientista político, Bernal teve que aprender com os fatos que precisava de um governo de coalizão (Foto: Arquivo)
Para cientista político, Bernal teve que aprender com os fatos que precisava de um governo de coalizão (Foto: Arquivo)

Para o professor universitário e cientista político, Eronildo Barbosa, o prefeito Alcides Bernal (PP) aprendeu com os “fatos” e com a “realidade” que não pode governar sozinho, por isso já iniciou em 2014 um governo de “coalizão”, com abertura de espaço político e ampliação de sua base aliada.

“Ele teve dificuldades neste primeiro ano em fazer as composições que são essenciais no estado democrático e compreendeu que este trabalho somente irá se perpetuar se houver participação coletiva”, afirmou o cientista.

De acordo com Eronildo, Bernal ainda tinha aquela ilusão de ter “ganhado sozinho” e por isso poderia conduzir sua administração de forma fechada. “Ele encontrou muitas dificuldades, se continuasse com esta política correria o risco de não completar nem um ano e meio de mandato”, apontou ele.

O professor avaliou que um dos acertos do prefeito foi ter nomeado o empresário Pedro Chaves, para assumir a articulação política. “Ele é uma pessoa de credibilidade na cidade, tornou a articulação mais forte e séria, assim como o Athayde Nery que conduziu o processo nos bastidores”.

Eronildo ainda ressaltou que Bernal vem de uma escola política que não tem este “caráter coletivo”, já que teve poucos embates e disputas em seu partido (PP), que é de pequeno porte no Estado.

“Partidos maiores como PT, lidam melhor com esta discussão coletiva e tem experiência em ampliar o apoio, o senador Delcídio (Amaral) também assumiu a parceria e deu mais consistência aos trabalhos”.

Continuação – O cientista político destacou que o prefeito precisa continuar estas ações do governo de coalizão, tendo uma administração mais coletiva, pois se voltar atrás e decidir administrar sozinho tende a gerar novas crises políticas e deixar de ter um segundo ano mais tranquilo na Capital.

Nos siga no Google Notícias